Vereador exalta data que combate violência contra idoso

Na reunião plenária desta terça-feira, 14, o vereador Estefano Menudo (PHS) lembrou que o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, celebrado amanhã, é um momento para refletir sobre a importância do exercício da cidadania e respeito aos direitos assegurados na Lei 10.741, mais conhecida como o Estatuto do Idoso.

Para o parlamentar, a data é uma forma de repúdio aos tipos de violência contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, ou até mesmo o abandono, muitas vezes, provocado pelos próprios familiares. Ele disse ainda que a falta de diálogo e de apoio físico, em muitos casos, acelera o processo de depressão nessa idade, podendo desencadear outras patologias comprometedoras. “A maior e pior violência que se comete contra um idoso é não aceitá-lo nas suas transformações. Muitas pessoas não se lembram que estas criaturas já foram pessoas bastante ativas, adolescentes vaidosos, brincalhões, constituíram família e passaram valiosos valores morais”.

Segundo Menudo, a violência moral abre caminhos para a violência física tão frequentemente divulgada nos meios de imprensa quando um idoso apanha de familiares, cuidadores e até de profissionais que o tratam. “Não existe a efetivação do exercício pleno da cidadania se não houver respeito aos direitos assegurados ao idoso, sobretudo respeito aos desafios impostos pelo tempo”. O parlamentar fez ainda um apelo pela preservação dos direitos através da implementação de políticas públicas eficientes.

Em 14.06.11, às 16h30.