Vereador homenageia entidades que trabalham com idosos

Treze associações filantrópicas e religiosas, sem fins lucrativos, que desenvolvem trabalhos assistenciais nas mais diversas áreas a idosos foram homenageadas em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira, 6, pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB). Ele entregou placas comemorativas a cada um dos representantes dessas instituições. “Fico lisongeado ao homenagear esse trabalho que vocês realizam no Recife. Aqui, temos militantes da cidadania, que oferecem um pouco de carinho e amor para aqueles que têm a mão estendida”, disse o vereador, acrescentando que as pessoas que acompanham e realizam o trabalho dessas entidades ajudam a melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Wanderson Florêncio afirmou que desde o seu primeiro mandato, em 2012, “sempre se colocou à disposição para ser a voz e o instrumento das pessoas que transformam a sociedade”. A solenidade, que lotou o plenário da Câmara Municipal do Recife, foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PROS). Fizeram parte da mesa Antonio  Marcelino, representante da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Justiça do Trabalho as Sexta Região (AAPJUSTRA – 6);  a produtora cultural Telma Andrade; e a representante do Bloco Com Você no Coração, Eleny Régis. “A sessão que realizamos justifica o nosso mandato, de apoiar as pessoas que fazem um trabalho de manifestação coletiva. Vocês são ativistas”, comentou o vereador.

 

Foi uma reunião solene que terminou com alegria. Após o discurso do vereador Wanderson Florêncio e as falas de agradecimento dos homenageados que receberam as placas, a cantora Dora do Forró fez todos os presentes dançarem, ao dublar um forró que ela gravou em CD. Em seguida, integrantes do Bloco Com Você no Coração cantou várias músicas de frevo canção, enquanto os componentes faziam evoluções de frevo no plenário. O grupo de reisado de Geraldo Almeida também apresentou uma composição. A produtora cultural Tema Andrade, que também é aposentada, explicou que quando o vereador Wanderson Florêncio decidiu fazer a solenidade, a procurou para ajudar na seleção das entidades. “Vocês merecem, não podia deixá-las de fora”, disse. Em seu discurso, marcado pela leveza, ela disse que está ‘com 67 anos, mas estou ótima, e não sou folha seca ao vento; sou chama acesa”.

 

As instituições homenageadas foram: a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Justiça do Trabalho as Sexta Região (AAPJUSTRA – 6), na pessoa de Antonio  Marcelino.  Fundado em janeiro de 1997, representa os seus associados, aposentados e pensionistas e dependentes,  do Poder Judiciário em Pernambuco. Trabalha na defesa dos seus direitos e interesses coletivos, perante os ministérios da Previdência, da Justiça, da Fazenda, Justiça Federal etc; o Bloco Lirico Com Você no Coração, fundado por frequentadores da Associação dos Servidores da Sudene. A homenageada foi Eleny Régis Cruz. Com 10 anos de existência, suas marcas são o lirismo, a alegria e a empatia com o público, pondo sempre em destaque a cultura pernambucana.

 

A Associação Casa do Amor, criada para acolher idosas carentes sem família, presta serviço social, buscando melhora a qualidade de vida das residentes. Hoje a entidade, representada por Daniel Rolim, acolhe 24 idosas, com idades  entre 60 e 108 anos. A Associação Espírita Casa dos Humildes,  fundada em maio de 1965, em Casa Forte, conta atualmente com diversos trabalhadores e uma frequência semanal de várias pessoas que vão até a sede para assistir palestras e receber os demais benefícios. A homenageada foi Albanise Mendes de França. O Centro Comunitário Salesiano do Recife, fundado em março de 1975, tem o objetivo de atender adolescentes e jovens de baixa renda. Representado por Irmã Marcela, oferece cursos  profissionalizantes que promovem capacitação, lazer, cultura, desenvolvimento de competências e atitudes para a formação do exercício de uma cidadania.

 

O Clube das Mães Rosina Basante – Afoxé Oba Oba  Arya, foi criado por Abigail Vieira da Silva, a homenageada, sendo a primeira mulher presidente de Afoxé em Pernambuco. Em 1994, fundou o Clube Mães da Rosina Bazante, no Vasco da Gama. Abigail, mais conhecida como mãe Biga, foi delegada do fórum de negros e negras da Prefeitura do Recife, e tinha propósito de vida ajudar os jovens e a comunidade tirando-os da promiscuidade através da arte e cultura.  O Grupo de Idosos Bem Viver, fundado em 2005, através dos agentes comunitários de saúde, tem o objetivo de ajudar no empoderamento e valorização da pessoa idosa, melhorar as condições de saúde e dignidade dos idosos, trabalhar a inclusão social e a promoção dos mesmos dentro da comunidade do Alto Santa Isabel. Na solenidade o homenageado foi José Ailton de Lima.

 

O Grupo Reisado Imperial, que existe desde 1951, é da Bomba do Hemetério. Tem à frente Geraldo Almeida, 99 anos. Ele mesmo foi o homenageado. É dançarino e cantor de músicas do Reisado, conhecido como mestre Geraldo. O Grupo Vitalidade do SESC de Casa Amarela, com 15 anos de existência, tem atividades de trabalho com grupos,  educação em saúde e meio ambiente, que visam a qualidade de vida, participação social do idoso através da reuniões de convivência, passeios, bailes temáticos, dinâmicas, seminários, encontros de terceira idade nacionais,  dentre outras. A homenageada foi Geane Carvalho. Também foi homenageada a Pastoral Nossa Senhora Aparecida, que abrange as comunidades do Jordão e do Ipsep, nas pessoas de Cleide de Araujo e Maria das Mercês Oliveira Berto. Foram homenageados, ainda, José Amâncio do Coco, da Bomba do Hemetério, pai do Maestro Forro. É cantador e compositor, referencia do gênero “coco”; e a cantora Maria das Dores Vitorino, mais conhecida como Dora do Forró, que, apesar de ser da terceira de idade, tem energia de sobra e acabou de gravar um CD.

 

Em 06.11.2015, às 11h50.