Vereador lembra polícia mais antiga do país

Para lembrar a situação de penúria em que se encontra a Polícia Ferroviária Federal, a mais antiga do país, criada em 1852 e regulamentada em 1857, ainda no Império, parte das discussões no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira 9, foi dedicada a essa corporação. O vereador Marco Aurélio (PTC) tomou a iniciativa de trazer o assunto e convidou diversos integrantes da categoria para acompanhar os debates.

O vereador lembrou que a categoria luta pelo reconhecimento profissional, uma vez que foi acolhida pela Constituição de 1988, como órgão permanente e destinado ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. “O sistema metroferroviário pena pela atenção que era dispensada ao sistema e hoje o que vemos é a falta de segurança especializada nas estações de trens e metrô. A presença deles evitaria depredações como a que aconteceu na Estação de Coqueiral. Esta Casa precisa apoiar esta instituição com uma moção de apoio para que o governo federal os incorpore de uma vez por todas”.

Marcos Menezes, policial ferroviário, representante da categoria falou sobre as dificuldades que os profissionais sofrem em Pernambuco e no país. “Há 20 anos que lutamos pelo reconhecimento, mas alguns órgãos dificultam nossa trajetória, incluindo órgãos do governo federal, em desrespeito à Constituição que nos acolheu como categoria. O Metrô do Recife precisa e merece mais segurança. Temos uma ação civil tramitando, mas precisamos do apoio de todos, por isso estamos aqui para pedir ajuda dos vereadores”. 

André Régis (PSDB) considerou um apena que o transporte ferroviário brasileiro não tenha sido integrado aos outros. Para ele é preciso fazer esse resgate urgentemente, promovendo a integração dos transportes no país, e especialmente investir nas ferrovias sob pena do país perder competitividade. Raul Jungmann (PPS) lembrou que está nessa luta há anos, desde que foi deputado federal, onde atuou em favor da categoria no Congresso.

 

Em 10.10.2013, às 17h07.