Aderaldo Pinto propõe tombamento dos coretos do Recife

As Praças Sérgio Loreto, no bairro de São José, Fernando Figueira, na Ilha do Leite, e a Praça do Derby ainda mantêm essas peças do acervo urbanístico e cultural do Recife. São os coretos, que fazem parte de uma tradição já abandonada na maioria das cidades brasileiras: as apresentações de orquestras ao ar livre. E foi pensando em preservar essa identidade histórica e cultural, que o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) propôs o tombamento dos coretos localizados no município. “Eles carecem de um olhar especial resguardando os laços antigos de nossa cidade, que os vê deteriorados, pichados e sem conservação”.

De acordo com o projeto de lei, o Poder Executivo procederá aos registros necessários nos livros próprios do órgão competente da Secretaria Municipal de Cultura. Poderá também instituir parcerias com a iniciativa privada visando à manutenção e conservação dos coretos desde que obedeçam as regras de tombamento instituídas no município e respeite as características originais de cada um. “O tombamento evitará que os coretos do Recife sofram o mesmo processo o qual sofreu o que ficava em frente à agência dos Correios, no bairro do Carmo em Olinda, que foi destruído na década de 1980 para construção da Avenida Beira Mar”, destaca o vereador.

Aderaldo Pinto lembra ainda que os coretos foram populares até o fim da 2º Guerra Mundial e depois caíram em desuso. Em nossa cidade, entre os anos de 1975 e 1983, chegaram a ser reativados para apresentação de óperas e orquestras sinfônicas nas administrações dos Prefeitos Antônio Farias e Gustavo Krause. “Patrimônios reverenciados no passado, eles não foram apenas esquecidos, mas também ganharam outra utilização na composição social das cidades que é servir de depósito de lixo, local para abrigo de moradores de rua e usuários de drogas”, lamenta o parlamentar. O projeto de lei está em fase de tramitação na Câmara do Recife e aguarda parecer das Comissões de Legislação e Justiça, de Obras e Planejamento Urbano e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Em 06.07.15, às 10h30.

registrado em: aderaldo pinto