Vereador quer homenagear Senador Jarbas Maranhão

O próximo logradouro público ou imóvel a ser inaugurado pela Prefeitura do Recife poderá receber a denominação de Senador Jarbas Maranhão. Essa é a proposta do projeto de lei 83/2015, de autoria do vereador Romildo Gomes Neto (PSD), que já recebeu parecer favorável da Comissão de Legislalção e Justiça e agora está aguardando o da Educação e Cultura para, finalmente, ser incluída na pauta do plenário da Câmara Municipal.

 

Ao justificar o seu projeto, o vereador fez um breve histórico de Jarbas Cardoso de Albuquerque Maranhão. Nascido em Nazaré da Mata, ele mudou-se para o Recife ainda jovem, para completar seus estudos, tendo se bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife  em 1940, aos 24 anos de idade. Seu ingresso na cena política deu-se através do Diretório Acadêmico da Faculdade.

 

“Sua primeira função pública foi como oficial de gabinete do então interventor Agamenon Magalhães. Na administração do também interventor Etelvino Lins foi secretário várias vezes, ocupando as pastas de Negócios do Interior, Justiça, Educação e Saúde”, explicou o vereador. Jarbas Maranhão também foi fundador do Partido Social Democrático  (PSD), elegeu-se por essa legenda deputado constituinte em 1945, reelegendo-se para a mesma função na eleição seguinte.  Na eleição de 1945 concorreu e foi eleito Senador da República. Em 1958 foi candidato ao Governo do Estado mas perdeu para o udenista Cid Sampaio.

 

Entre outras funções exercidas por Jarbas Maranhão estão a fundação da Legião Brasileira de Assistência  (LBA), da qual foi diretor-presidente, de inestimáveis  serviços prestados às pessoas mais necessitadas; diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); vice-presidente da Companhia Pernambucana de Borracha Sintética; conselheiro e presidente do Tribunal de Conta do Estado; professor na Fundação de Serviço Social do Rio de Janeiro;   da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP);  Escola de Administração de Pernambuco e do Centro de Treinamento do TCE. “Por toda essa trajetória política e administrativa do homenageado, nada mais justo do que a Cidade do Recife colocar seu  nome em um dos imóveis da capital pernambucana”, disse Romildo Gomes Neto.

Em 30.07.2015