Vereadora comenta relatório da OAB-PE

A vereadora Michelle Collins (PP) subiu à Tribuna para registrar que hoje, 15, a Seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) apresenta o relatório das vistorias realizadas em unidades prisionais de todo o estado no mês de fevereiro. Os dados serão apresentados em Audiência Pública às 14h, no auditório da OAB na Rua do Imperador Pedro II, no bairro de Santo Antônio. “A partir do relatório, a Ordem planeja a abertura de uma ação civil pública para cobrar o cumprimento da lei de execuções penais no estado”.

A vereadora ressaltou que as inspeções tiveram início após uma série de rebeliões ocorridas no Maranhão. Durante as visitas, a OAB-PE constatou diversas irregularidades e a principal delas foi a superlotação. Passaram pelas vistorias os principais presídios de Pernambuco. “No ano passado, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgou números apontando que Piauí, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Sergipe, Maranhão e Amazonas terminaram 2012 com mais detentos à espera de julgamento do que presos condenados de fato”.

Michelle Collins lembrou ainda que “precisamos reverter essa situação. Pernambuco não pode continuar ocupando colocações de destaque como essa. Carecemos investir na estrutura, na reforma e na construção de novos presídios. Também na agilidade dos processos para que aqueles que já cumpriram suas penas sejam soltos. Os presos vivem em condições sub-humanas. Parabenizo a OAB e ressalto que pode contar com a Casa de José Mariano para apoiar esse trabalho”, disse.

 

Em 15.04.2014, às 16h13