Vereadora fala do Dia Nacional de combate ao Câncer Infantojuvenil

O Dia Nacional de combate ao Câncer Infantojuvenil foi tema do discurso em Plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB) na tarde desta segunda-feira, 25. A data foi celebrada no último sábado. A parlamentar falou que dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, no Brasil, o câncer é uma das doenças que mais mata crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, e salientou também que o diagnóstico precoce, aliado ao tratamento, resultam na cura em cerca de 70% dos casos. “Ninguém espera que uma doença como essa possa atingir alguém com tão pouco tempo de vida, mas é preciso que os pais fiquem atentos”.

A vereadora lembrou ainda que para celebrar a data o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) promoveu neste  domingo,  a “1ª Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil”,  que teve como objetivo alertar a população sobre a necessidade do diagnostico precoce da doença. “A proposta da entidade é sensibilizar a sociedade para a causa do combate ao câncer em crianças e adolescentes e estimular ações educativas  e preventivas”, afirmou  a parlamentar.

Aimée   Carvalho finalizou dizendo que a data, também é marcada em diversas cidades do País com prédios e monumentos iluminados na cor dourado em alusão a campanha e sugeriu  que no próximo ano a Câmara Municipal do Recife receba iluminação do Novembro Dourado. “Será mais um gesto para intensificar a luta”, destacou.


Em 25.11.2013, às 18h05