Vereadora quer 5% das vagas de emprego para egressos do sistema prisional

O Projeto de Lei que dispõe sobre a reserva de 5% das vagas de emprego, para egressos do sistema prisional, em todos os editais de licitação e contratos diretos sem licitação para execução de obras públicas, da vereadora Isabella de Roldão (PDT) está tramitando na Câmara Municipal do Recife. Para a parlamentar, a proposta visa a permitir a criação de vagas de trabalho para essas pessoas, promovendo a ressocialização para que elas voltem ao convívio da sociedade.

Isabella de Roldão destacou que atualmente as condições existentes para que essa classe venha a ser inserida ou reinserida no mercado de trabalho são mínimas. “Essa falta de oportunidade aos ex-detentos pode abrir uma porta para que voltem ao mundo do crime. Por esse motivo, o Projeto tem como objetivo criar postos de trabalho para os egressos, garantindo-lhes institucionalmente um lugar na sociedade, via emprego, o que significa um avanço em termos de ressocialização daqueles que já cumpriram pena, mas continuam discriminados”.

A vereadora disse ainda que ao estimular a inclusão social dos ex-detentos e ex-detentas, se estará quebrando preconceito e empurrando a responsabilidade social de outras instituições públicas e privadas para adoção dessa inclusão, contribuindo para a redução da reincidência prisional e diminuição da criminalidade em nosso município. “Precisamos mudar os paradigmas no mercado de trabalho e na sociedade em geral, uma vez que a finalidade da ideia é produtiva e educativa”, finalizou.