Vereadora ressalta ato heroico de Nelcy Campos

Para que ninguém esqueça o ato heroico praticado em 1985 pelo prático da barra Nelcy da Silva Campos, que ao rebocar um petroleiro em chamas para alto mar, livrou o Recife de grave acidente, a vereadora Vera Lopes (PPS) propôs sessão solene ontem na Câmara do Recife. A homenagem foi acompanhada por amigos, parentes e representantes da Marinha e do Porto do Recife. O filho dele, Nelcy Campos, recebeu as homenagens póstumas. O petroleiro continha cerca três mil toneladas de gás metano, uma substância inflamável que poderia ter causado verdadeira catástrofe nos idos de 12 de maio de 1985. Em setembro de 2003 o heroi pernambucano ganhou um busto esculpido por Demétrio Albuquerque, retirado para requalificação do porto. Dia 15 de maio próximo será recolocado.

Vera disse que não poderia deixar de homenagear esse heroi para que não seja esquecido. Segundo ela, as novas gerações precisam conhecer nossos exemplos de altruísmo. “A explosão do navio petroleiro poderia ter causado a destruição dos bairros de Santo Amaro, Boa Vista e Brasília Teimosa, hoje Formosa. Mas nada aconteceu à população que dormia tranquila naquela madrugada graças a Nelcy Campos”.

Nelcy Filho disse que o ato de coragem do pai dele deveria ser lembrado sempre para que as próximas gerações saibam o que se passou. Segundo ele, o governo do Estado à época reconheceu o feito, pois havia tanques de armazenagem de combustível nas proximidades do navio em chamas. “A explosão poderia ter sido de proporções catastróficas para a cidade”.

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa, ao presidir a reunião disse que a coragem de Nelcy Campos foi um ato cívico reconhecido por todas as forças armadas. André Régis (PSDB) parabenizou o heroi pernambucano acrescentando que essa história precisa ser contada aos mais jovens para servir de exemplo de coragem e amor à cidade.

Em 16.04.2014, às 9h50