Vereadores aprovam audiência pública para discutir OSR

Um requerimento do vereador André Régis (PSDB) aprovado pelos vereadores na Câmara do Recife vai possibilitar a realização de uma audiência pública para discutir a situação da Osquestra Sinfônica do Recife. Na justificativa da solicitação aprovada na atrde desta segunda-feira 3, o parlamentar argumenta que a OSR é a mais antiga do país em funcionamento e que está sucateada, sem equipamentos e sem músicos. Para ele é necessário colocar na agenda o futuro da OSR para que não sofra perdas como agora. “Há mais de 11 anos ela não recebe o que precisa para funcionar bem”.

André Régis informou que as cidades grandes têm apreço por suas orquestras, pela cultura e cuidam delas. Ele disse que sabe que a sociedade clama por saúde e educação, e pode parecer pouco querer manter uma orquestra, mas trata-se de uma orquestra que é nosso patrimônio por ser a mais antiga do país. “O momento é adequado para discussão. Estamos em junho e até agora só foram realizados dois concertos e outros dois foram cancelados de última hora sem avisar ao público. O que está acontecendo aqui chama a atenção dos municípios que prezam por suas orquestras. No momento a OSR está sem maestro”.

Gilberto Alves (PTN), líder do governo, disse que o prefeito sabe da importância da Sinfônica do Recife e do seu papel para nossa cultura. Citou o projeto do vereador Rogério de Lucca (PSL), em tramitação, criando plano de cargos e salários da OSR. “O governo tem todo interesse em participar dessa audiência pública para discutir com a sociedade os rumos de nossa orquestra e melhorar sua condição”. 

Henrique Leite (PT) considera a audiência importante, pois a Orquestra não é só uma questão do PT. Para ele, o governo deve eleger prioridades e criar uma política consistente para a OSR. “Investir na orquestra é investir na cidade. É preciso criar uma política permanente para melhorar e fortalecer nossa orquestra sem partidarizar”.

 

Em 03.06.2013, às 17h17.