Vereadores aprovam Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack

Os vereadores aprovaram, mesmo com as ressalvas da oposição, o Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e outras drogas lançado semana passada pela Prefeitura do Recife. Aimée Carvalho (PSB) argumentou que o decreto assinado pelo prefeito é o primeiro do tipo lançado em uma gestão municipal. E Luiz Eustáquio (PT) lembrou a criação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack criada desde a gestão passada, que produziu diversas sugestões enviadas ao executivo.

Aimée Carvalho acentuou que a iniciativa reúne 14 secretarias e toda a sociedade no esforço comum de promover a ampliação e qualificação do atendimento da rede de assistência social. “O Plano faz parte do Pacto pela Vida do Recife e prevê 63 ações a serem executadas pelas secretarias. O programa Atitude Municipal deverá atender três mil pessoas por mês e ainda dar acolhimento a 130 usuários de drogas. Também vai ampliar de oito para 18 centros de referência da assistência social (CRAS), e os centros de referência especializada subirão de três para seis. Vão aumentar também o número de leitos integrais em hospitais”.

Michele Collins (PP) ressaltou que estava junto com todos para fortalecer a luta contra essa realidade. A prefeitura está de parabéns pelo plano elaborado que contempla diversas áreas e vai ajudar a muitas familias. “Há algumas pendências como a criação do Conselho Municipal que essa Casa precisa fazer parte, bem como as comunidades terapéuticas que devem ser fortalecidas e contempladas”.

Gilberto Alves (PTN) disse que todos sabem da importância que essa Casa tem dado a esse assunto. Ele disse que o Plano Municipal é um avanço e conquista do povo do Recife, sobretudo das famílias que lutam para tirar seus filhos e familiares das drogas. Luiz Eustáquio disse que a Casa foi pioneira na luta contra o crack, e que ainda na gestão passada havia sido criada a Frente Parlamentar de Combate ao Crack. Lembrou que foram realizadas audiências, viagens a outros estados e que todas as sugestões foram apresentadas ao prefeito. “E ele se comprometeu em dar ênfase à solução dos problemas. Esse plano é fruto de muitos e não apenas de um só”.

 

Aline Mariano (PSDB) lembrou que o assunto diz respeito à Casa, mas é preciso que o Plano saia do papel. Para ela o crack tem vencido. Disse que a Frente Parlamentar tinha conseguido alguma munição, mas que é preciso que as políticas sejam integradas. “Na gestão passada também tivemos ação semelhante que não saiu do papel. A atual gestão tem pela frente grande deasfio”. Almir Fernando (PCdoB) informou que a recuperação dos equipametos de atendimento social está sendo feita e destacou o esforço dos colegas. Para ele tudo o que havia sido feito não tinha sido em vão. “O prefeito nos ouviu e o plano está lançado”.

 

Em 11.11.2013, às 18h52