Vereadores comentam declarações sobre Via Mangue

Uma entrevista concedida a uma rádio local pelo secretário de Mobilidade Urbana do Recife, João Braga, repercutiu no plenário da Casa, durante a reunião desta segunda-feira, 30. “Ao dizer que a Via Mangue é uma presepada e que quem vier não vai voltar, ele se aproxima do ponto de vista da Oposição ao reiterar que aquela obra não tem como resolver de forma estrutural o problema do fluxo que temos naqueles bairros de Boa Viagem, Piedade e Candeias. Mas 600 milhões de reais, para ser uma presepada, é um custo muito alto para a cidade do Recife”, ressaltou Raul Jungmann (PPS), líder da Oposição na Câmara.

Jurandir Liberal (PT) disse que a colocação do secretário não foi feliz. “A Via Mangue foi discutida desde a época de Roberto Magalhães e esta solução encontrada foi não agredir a área do mangue e resolver um problema de tráfego de passagem para os moradores daquela área. Em complemento, a Domingos Ferreira vai ter um dos lados exclusivo para transporte coletivo”.

Já a vereadora Priscila Krause (DEM) ressaltou que a cada seis meses, tem realizado na Câmara com a presença da Prefeitura do Recife e do Tribunal de Contas do Estado, audiências públicas para acompanhar a obra. A próxima será dia 4 de novembro. “Muito me espantou a declaração do secretário não pelo que ele disse, mas por ele ter dito. Infelizmente ele está certo porque a via mangue vai e não volta. A sociedade clama por soluções consistentes para um problema complexo que é o trânsito do Recife”.

Para o vereador Henrique Leite (PT), a obra é complexa. “A solução para o problema da mobilidade na cidade depende não apenas dessa via. Vai ter uma quarta etapa e vão ter modificações em outras vias e o secretário talvez tenha sido infeliz na sua fala. Não tem gestor que não precise reformar quando vai fazer uma obra como essa”.

Em 30.09.13, às 20h10.