Vereadores debatem estrutura de turismo no Recife

Para o vereador André Régis (PSDB) não adianta construir equipamentos de turismo para a Copa do Mundo sem ter a perspectiva e a preocupação de se construir com vistas ao longo prazo, com metas estabelecidas, para que o Recife volte a ser destino turístico. “Podemos perder a oportunidade de ganhar com uma indústria limpa”. Ele fez considerações perguntando o que pode tornar uma cidade destino. Indagou se seriam as belezas naturais, a arte, a cultura, hospitalidade, a segurança. Ele vai além e questiona se sem essa perspectiva de futuro o Recife estaria habilitada a atrair e segurar turistas.

O vereador disse ainda que a Copa das Confederações havia sido um verdadeiro fiasco do ponto de vista turístico. Citou que delegações não conseguiram treinar e outras não quiseram se hospedar na cidade por falta de hotel adequado para suas exigências. E mais. Argumentou que a rede hoteleira não está preparada, pois faltam leitos.

Mas, Romerinho Jatobá (PR) discordou do colega e afirmou que nenhuma cidade obteve resultados bons com a Copa das Confederações porque o próprio evento não atrai. “Acho que temos hospitalidade, gastronomia de qualidade, arte, cultura, monumentos e muitos hotéis novos estão sendo inaugurandos. Não vejo o turismo estagnado na cidade. Vejo o Estado, a Prefeitura, a Empetur trabalhando muito. Foram entregues mais de 180 leitos e novos serão colocados á disposição. Em 2014 mais oito hotéis serão inaugurados. Melhor, tudo isso vai ficar na cidade”.

Isabella de Roldão (PDT) também discorda de André e lembrou que as pessoas estão resgatando o amor pela cidade, frequentando de bicicleta e a pé, os bairros onde há ciclovia e o centro histórico. “Foi um prazer ver grupos de idosos e de turistas caminhando a pé e fotografando. É um verdadeiro resgate que a Prefeitura está fazendo com a campanha Eu Amo o Recife. Resgata não só o amor, mas a cidadania. E isso se reflete no turismo. Aos poucos a cidade se reorganiza e se estrutura e não será apenas para a Copa”.

 

Henrique Leite (PT) também discordou de André e afirmou que as secretarias de turismo estão trabalhando e aumentando os leitos na cidade. Mais de 180 estão sendo entregues e outros mais serão em 2014. “Nosso turismo hoje é de negócios com diversos focos. Mas temos também o de praia, rural e outros. Não há omissão”. Almir Fernando (PCdoB) argumentou que o Recife tem muitos pontos fortes de turismo e a Secretaria de Turismo está preocupada com o turista que chega. “Tudo tem sido trabalhado para que o turista venha, goste, fique e volte”.

 

Em 19.11.2013, às 18h08