Vereadores debatem transporte de animais

A audiência pública realizada na Câmara do Recife ontem pela manhã repercutiu no plenário da Casa. A vereadora Isabella de Roldão (PDT), autora da audiência, informou que está tramitando um projeto de lei para viabilizar o transporte dos animais para atendimento hospitalar, pois os ônibus não aceitam a entrada deles, mesmo em jaulas. Segundo ela,um dos principais problemas de animais de rua e mesmo os domésticos nas comunidades é que eles não são castrados e isso poderia ser resolvido com o castra móvel que iria aos bairros. Por isso mesmo, ela disse que vai realizar nova audiência em agosto, quando espera que a gestão dê as respostas que a sociedade espera. Ela reclamou mais uma vez que os secretários convidados para audiências não comparecem, como Rodrigo Vidal, dos Direitos dos Animais

Osmar Ricardo (PT) ressaltou que o prefeito criou a Secretaria dos Direitos dos Animais e prometeu muito à sociedade, mas atuou pouco. “Vemos animais castigados, cavalos carregando carroças, quando existe uma lei sobre isso que não é respeitada. Há um descompasso das ações da Secretaria com as fantasias que o Prefeito fez em torno do tema. Fico constrangido que o secretário não venha dialogar com a Câmara sobre a importância do tema”.

Mas Almir Fernando (PCdoB) disse que o hospital foi anunciado e vai sair do papel. “Serão mais de 10 mil metros quadrados, no bairro da Torre. A Prefeitura criou essa secretaria executiva para atender essa reivindicação da sociedade e colocou um vereador que era dessa Casa e é do PDT, apoiado pela maioria dos eleitores”. Ele disse ainda que sobre adoção de animais vem sendo feito um grande trabalho. Já existe atendimento domiciliar e transporte.

Gilberto Alves (PTN), líder do governo esclareceu que o convite é feito, mas o secretário não é obrigado a vir. Ele pode enviar representante. Para ele, é muito importante fazer esse debate com a oposição, mas que seja uma discussão serena e responsável sobre a cidade. “A comparação entre gestões certamente vai desgastar as gestões petistas”. O presidente da Casa, vereador

Vicente André Gomes (PSB) lembrou que o Regimento Interno estava sendo cumprido. “O convite é feito, mas ele vem se puder. É diferente da convocação onde é obrigado a vir”. O vereador Carlos Gueiros (PTB) foi enfático ao explicar o que reza o Regimento. “Existe uma diferença entre convidar e convocar. A convocação é diferente e o não atendimento é infração política administrativa. O que tem sido feito até agora é convite. As audiências estão sendo banalizadas, dado o número de encontros dessa natureza. As audiências públicas são sérias e existe lei de como devem ser realizadas”.

Wanderson Florêncio (PSDB) registrou com pesar e tristeza o fato dos animais serem usados para discussão política e eleitoreira. “Faço militância na área há 16 anos e sou parceiro de todos os movimentos. Não estou preocupado se o secretário veio ou não e sim com a construção do hospital veterinário que será um marco na luta dos defensores dos animais. Fico triste quando o debate resvala para uma questão politica, sem compromisso. É uma causa muito importante e temos que dar toda a importância que ela merece”.

Jurandir Liberal (PT), líder da oposição, acha que a presença do secretário nas audiências é importante.  “O secretário colocou cachorro embaixo do braço e fez campanha e o prefeito levou-o para a secretaria. Por isso, no mínimo ele teria de dar uma satisfação a esta Casa. Nós da oposição vamos debater os principais temas da cidade. Queremos ouvir o governo para não sermos injustos e fazermos crítica com elementos”.

 

Em 20/05/2015 às 18h15.