Vereadores repercutem despedida de Inocêncio Oliveira

O deputado federal Inocêncio Oliveira, no décimo mandato parlamentar, não vai mais disputar cargos na política. A aposentadoria foi anunciada esta semana e repercutiu na Câmara do Recife. Correligionário de legenda, o vereador Romerinho Jatobá (PR)leu na reunião plenária desta terça-feira, 24, matérias publicadas na imprensa e destacou a trajetória de deputado, formado pela Universidade Federal de Pernambuco em Medicina, profissão que exerceu até 1974.

“Inocêncio iniciou a vida política em 1975 quando se filiou à ARENA em plena ditadura militar, permanecendo até se filiar ao PDS, partido político que a sucedeu no apoio ao regime em 1980. Em 1985, durante o processo de redemocratização, filiou-se ao PFL, atual DEM, onde permaneceu durante a maior parte de sua carreira”, destacou o vereador. Ele também lembrou que o deputado federal, natural de Serra Talhada, foi presidente da Câmara dos Deputados em Brasília e já assumiu a presidência da República, diversas vezes, durante o governo Itamar Franco. “Muito mais importante do que todas as obras realizadas por ele, foi a defesa da interiorização no desenvolvimento do Estado".

Vários parlamentares também falaram sobre a despedida de Inocêncio Oliveira da política. Para Felipe Francismar (PSB), o deputado federal prestou muito serviço ao povo, principalmente no sertão. “Admiro os políticos que lutam pelos populares. Não podemos negar que ele é um ídolo da política pernambucana e vai deixar saudades”.

Henrique Leite (PT) lembrou as divergências políticas e partidárias que já teve com Oliveira, mas ressaltou que liderança se faz com grandeza. “Quando eu estava presidindo a Confederação de Polícia, em Brasília, tive dificuldade por não ter muitos petistas no Congresso, mas o deputado abriu as portas do gabinete e conseguimos sair com a vitória”.

Marco Aurélio Medeiros (PTC) disse que o deputado vai deixar saudade em pouco tempo. “Ele sempre se preocupou com suas bases, sempre esteve presente, mesmo quando estava em cargos mais importantes. Ele deixa o exemplo de como se deve fazer política. Mesmo recebendo muitas críticas da imprensa do sul, não deixou nenhum escândalo no congresso. Tá saindo na hora que precisa sair, mas vai deixar exemplo que nós devemos sempre nos preocupar com nossas bases”. 

 

Em 24.09.2013, às 17h42.