Vereadores se reúnem com ambulantes que protestam contra a retirada da Conde da Boa Vista

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), juntamente com os vereadores Osmar Ricardo (PT), Jurandir Liberal (PT) e Marcos di Bria (PTdoB) receberam na tarde desta quinta-feira, 29, um grupo de representantes dos comerciantes informais que foram retirados da Avenida Conde da Boa Vista. Os ambulantes informais ocupam o hall de entrada da Câmara desde a ação da Prefeitura pela manhã. Os vereadores formaram uma comissão e seguiram para a Prefeitura com o objetivo de intermediar a questão.

“Todas as vezes em que somos procurados, sempre buscamos encontrar um caminho para o diálogo e a negociação ”, disse o presidente da Casa. Ele fez questão  de destacar que a matéria é da competência do Executivo, mas que um dos papéis do vereador é a intermediação na busca de um caminho favorável. “Defendo o diálogo e a democracia. Temos compromisso também em manter o patrimônio público e a integridade de todas as pessoas que trabalham e circulam na Câmara. Nós estamos ainda em recesso parlamentar, mas todas as atividades administrativas estão ocorrendo”.

De acordo com o presidente do sindicato dos Comerciantes Informais do Recife (Sintraci), Severino Souto Alves, a Casa foi procurada pelos ambulantes  por acreditarem  que os parlamentares poderiam interceder  na questão. Ele afirmou reconhecer que a Avenida Conde da Boa Vista não é o local adequado para tal comércio, mas destacou ser necessária uma  alternativa. “Mesmo os que foram cadastrados estão reclamando. Nós fomos surpreendidos  sábado com a carta de remoção e hoje com a presença dos policiais que nos retiraram da avenida”.

Ao final da tarde, o presidente  Vicente André Gomes, se reuniu novamente  na Câmara Municipal com os representantes dos ambulantes  para comunicar o resultado do encontro com a secretaria Municipal de Mobilidade. O parlamentar disse que a secretaria propôs uma reunião com o sindicato dos Comerciantes Informais na próxima terça-feira, 03,  às  10h, na Câmara.

Em 29.01.2015, às 16h30, atualizada às 17h40