Vicente Moreno Filho é Cidadão do Recife

Natural de Várzea Alegre, no Ceará, o advogado Vicente Moreno Filho é o mais novo Cidadão do Recife. O título foi entregue em cerimônia realizada na Câmara hoje, 29. A homenagem, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), contou com a presença de vários nomes da área jurídica.

Na ocasião, a Mesa foi composta pelo Desembargador Stênio Neiva; a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Adriana Rocha; o Juiz Laiete Jatobá e a Secretária de Cultura, Lêda Alves.  O presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), conduziu a solenidade e os vereadores Priscila Krause (DEM), e Marcos Di Bria (PTdoB) estiveram presentes.

Jayme Asfora ressaltou o trabalho do advogado e os motivos que o levaram a conceder a Comenda para Vicente Moreno. “Quando cheguei aqui, na Casa, descobri a importância do Título de Cidadão para as pessoas que tenham serviços prestados ao Recife, como é o caso de Vicente Moreno Filho, seja ele ensinando aos colegas menos favorecidos ou no colégio Marista. Temos que conceder um Título para quem ama o Recife. E acho que essa é a condição mais legítima do cidadão para obter a cidadania plena.”, disse.

O parlamentar ainda lembrou que conhece Vicente Moreno há 22 anos e destacou a ética profissional e o valor das amizades do advogado. “Quando estudava na faculdade de direito, era amigo do filho, Douglas. Passei a frequentar a casa dele, e sei que Vicente é um pai e esposo amoroso, dedicado e faz dos filhos sua razão de viver. Em 1996, tive a oportunidade de conhecer Várzea Alegre e, assim, percebi um Vicente cearense festeiro, poético e amigo dos mais humildes. E, como todo bom homem, não esquece sua terra natal. Várzea Alegre é uma maravilha, rica culturalmente. O exemplo de Vicente impregnou-se em mim, sempre atuando com ética profissional. Agradecemos por tudo o que ele fez para o Recife. A sua arte de cultivar amigos de longas datas é primorosa. E todos são alegres como ele é. Vicente, sua história prova como criar amigos.” disse. Após as palavras do vereador, o cantor Expedito Baracho fez uma apresentação musical e Robson Frouce recitou um texto. “Nossa cidade hoje adota um filho, um cidadão do mundo. Nessa terra ele fez justiça e glória.”, ressaltou Robson Frouce. 

Em seu discurso de agradecimento, Vicente Moreno Filho disse que o Título era da sua terra natal.  “O título não me pertence. Pertence à Várzea Alegre e, sobretudo, aos meus amigos que estão aqui presentes. Estou muito honrado e agradecido com a quantidade de amigos que estão aqui, amizades construídas ao longo dos anos. Quero aqui vivenciar esse tempo de grande fraternidade, afinal somos apenas indivíduos e sem moeda de troca. A minha alegria é a presença de vocês, é uma soma dadivosa para abrir meu coração.”, disse.

O novo cidadão recordou-se quando chegou à capital pernambucana e falou da honra em receber a Comenda. “Aos 6 anos de idade, depois de uma viagem cortando toda a Paraíba, cheguei em Campina Grande e fiz baldeação numa marinete para aportar no Recife.  E quem diria,  hoje, encontrar-me na Câmara, justamente no templo do poder democrático e onde se consolidam as leis que regem a soberania do município. Esta Comenda é uma semente dadivosa, germinativa e correrá nas veias dos meus descendentes. O batuque do meu coração agora é diferente, de coração tambor, vibrante como os batuques dos maracatus e dos afoxés da minha cidade adotiva.”, disse. O presidente da Casa, Vicente André Gomes, encerrou a Solene elogiando o amigo homenageado. “Hoje eu presidi uma Reunião Solene diferente. Foi uma homenagem ímpar, onde pude prestigiar um amigo meu de infância.”, concluiu.

Em 29.11.13 às 18h43.