Wilton Brito sugere polos de cultura popular

Desde o início da década de 1980, o comércio internacional de bens culturais aumentou mais de seis vezes e subiu de 9,5 bilhões de dólares para 60 bilhões de dólares em 2002. Já as indústrias culturais e criativas são responsáveis por mais de 7% do PIB mundial. Baseado nesses dados da Unesco e do Banco Mundial, o vereador Wilton Brito (PHS) propôs a criação de polos de cultura popular em vários bairros do Recife. O requerimento do parlamentar foi aprovado por unanimidade na reunião plenária desta terça-feira, 09, e será encaminhado ao Executivo.

O parlamentar disse que vai promover reuniões públicas com a participação de vereadores, da população, de representantes de diversos grupos culturais, empresas da rede hoteleira, gastronômica e companhias de bebidas para viabilizar um projeto sobre o tema. “Além de trazer alegria para os moradores do Recife, estes polos de cultura vão gerar renda para os artistas e para os pequenos comerciantes, que podem aproveitar a oportunidade e vender seus produtos”, detalhou.

Jurandir Liberal (PT) apoia a iniciativa da criação do polo cultural. Marco Aurélio (PTC) frisou que o polo vai representar oportunidade para os artistas e povo da cidade. Já Henrique Leite (PT) ressaltou o envolvimento do colega com a cultura, ressaltando que educação e cultura enaltecem e fortalecem a juventude da cidade. Eriberto Rafael (PTC) disse que tem certeza que os polos culturais vão incentivar a criação de grupos nas comunidades de onde saem os grandes artistas. Felipe Francismar (PSB) frisou que a cultura é a felicidade do povo e que  a iniciativa vai trazer mais cultura para a população. Amaro Cipriano Maguari (PSB) recomendou que junto à iniciativa era preciso sugerir ao prefeito que crie suporte nas comunidades para que os polos funcionem.

 

Em 19.03.2013, às 17h59.

registrado em: wilton brito