Yane Marques agora é cidadã recifense

A única brasileira detentora de medalha olímpica no pentatlo moderno, a pernambucana Yane Marques, recebeu o título de cidadã recifense, nesta quarta-feira, 21, por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSDB). “Estou muito feliz. Acostumada com as competições, vivo agora emoção e situação diferentes, recebendo esta homenagem numa casa política”, disse ela. O plenário da Câmara Municipal, onde foi realizada a reunião solene, ficou lotado de autoridades, pessoas ligadas aos esportes, artistas, amigos e familiares de Yane. Ela é natural de Afogados da Ingazeira, sertão do Pajeú. “Quando soube que receberia o título, fiquei sem saber se teria dupla naturalidade. Só depois entendi que se tratava de um reconhecimento”, disse, bem humorada. Com 30 anos, desde os 11 vive no Recife. “Nesta cidade construí a minha história com o esporte”, afirmou.

A solenidade foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife. A mesa foi composta pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Alberto Nogueira; o secretário de Esportes da Prefeitura do Recife, George Braga; e o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota. Yane Marques foi conduzida ao plenário da Câmara Municipal por uma comitiva de vereadores formada por Aline Mariano, Jurandir Liberal (PT), Carlos Gueiros (PTB), e Eduardo Marques (PTB). Na abertura, a banda do Comando  Militar do Nordeste  executou o Hino Nacional.

 

Vicente André Gomes quebrou o protocolo que rege as reuniões solenes da Câmara Municipal e pediu que o prefeito José Patriota fizesse a saudação inicial à atleta. “Yane não é só de Afogados, do Recife ou de Pernambuco. Ela é do Brasil. Não é fácil para uma nordestina vencer e ser reconhecida em todo o País, em todo o mundo. Essa comeda é um reconhecimento ao brilhantismo de dessa jovem, que se mantém respeitada em todo o mundo com disciplina e discernimento. Yane é uma referência”, disse o prefeito, que também é presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). 

Aline Mariano, a autora da homenagem, é conterrânea de Yane. Fez um discurso poético: “Diz a lenda que os deuses do Olimpo nasciam com sangue misturado. Metade humano, metade divino. Yane Marques tem o puro sangue sertanejo, da bravura, determinação e altivez, como todos os que nascem naquelas brenhas, que Euclides da Cunha tão bem sintetizou com a célebre frase de que o sertanejo é antes de tudo um forte”.  A vereadora também ressaltou que a atleta, o principal nome do pentatlo moderno nacional e segunda no ranking mundial, “é orgulho de todos os brasileiros, referência mundial. Não chegou ao pódio do mundo por acaso. Mas, pelo talento, seu brilho e pela enorme capacidade de superar adversidades com entusiasmo”, disse.

 

Aline também fez um breve histórico da atleta, que iniciou a carreira esportiva como nadadora no Clube Náutico Capibaribe. Seu contato com o pentatlo moderno, disse a vereadora, se deu em 2013. “Descoberta sua vocação para o pentatlo, na primeira competição que participou foi logo campeã em Porto Alegre”. Depois, vieram as competições internacionais. Antes de ingressar no pentatlo, porém, Yane já tinha o  ouro no Pan-americanos do Rio, em 2007; a prata nos Jogos Pan-americanos de Gaudalajara, em 2011 e o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Após o discurso, Aline Mariano entregou o diploma e a medalha que formam a comenda do título, além de um buquê de rosas à mãe da homenageada, Gorete Marques. Em seguida, a cantora Maria Dapaz fez apresentação de uma música que compôs para a cidade de Afogados da Ingazeira. Ela também é conterrânea de Yane.

 

No momento de fazer o discurso, Yane preferiu falar de improviso. “Recife é uma cidade especial para mim. Eu, que já me sentia uma cidadã recifense, agora sou oficialmente. Fico muito feliz que os meus resultados como atleta tenham sido relevantes para esta cidade”, afirmou. Lembrou que a entrega do título já estava acertado há alguns anos, pois fora aprovado desde 2010 pela Câmara Municipal. “Tentávamos marcar esta data e foi difícil por causa das minhas competições e viagens. Mas, preparei o meu coração para este momento”, ressaltou. A atleta fez um breve resumo de seu histórico e sublinhou que no Recife cursou Educação Física e se iniciou nas práticas esportivas. “Se hoje sou atleta que disputa competições, em breve pretendo ser, no Recife, treinadora de esgrima para crianças. Quero dividir minhas experiências”, revelou.

 

Yane Marques afrimou, ainda, que os resultados que conquistou nas competições, pelo mundo, foram esforços de “muitas pessoas”. E agradeceu a Deus, à família que sempre a apoiou; aos amigos recifenses e de Afogados da Ingazeira, que “formam a minha torcida mais verdadeira’; aos fisiotepeutas que a acompanham e aos técnicos. Lamentou que as constantes viagens pelo mundo a deixem ausente da convivência com os familiares e se emocionou aos falar dos irmãos e pais. “Esta ausência é compensada com as conquistas. É difícil, mas valeu a pena até aqui, pois as oportunidades que Deus nos dá vem na hora certa”. Ao final, a cantora Maria Dapaz voltou a homenageá-la cantando a música “Minha vida é andar por este País”, composição de Gonzaguinha.

 

Em 21.05.2014, ás 12h40.