Yves Nogueira é cidadão do Recife

Com mais de 22 anos atuando como empreendedor, Yves Nogueira tem vasta experiência em empresas voltadas para as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, Construção Civil e Energias Renováveis. E reconhecendo os relevantes serviços prestados à capital pernambucana, o empresário recebeu, na manhã de hoje (7), o Título de Cidadão do Recife cuja iniciativa partiu do vereador Jayme Asfora (PMDB). O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu o evento.

Natural de Campina Grande, Yves Nogueira é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Federal de Pernambuco – UFPE, tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é Mestre em Ciência da Computação pelo CIN-UFPE e integra o Conselho do Porto Digital, escolhido por unanimidade na cadeira de investidor. Foi presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação - ASSESPRO-PE e conselheiro da Câmara Americana de Comércio – Amcham Recife. Atualmente preside o Comitê Estratégico de TI da Amcham.

O vereador Jayme Asfora citou que o homenageado também é fundador da Fundamento Construções e Empreendimentos, criada em 2009 e que se firmou no mercado tendo por base a expertise técnica e gerencial de seus integrantes, e da Verify Brasil, uma empresa de segurança eletrônica criada em 2014 e que traz o que há de mais avançado em tecnologia do setor e, de forma pioneira no norte e no nordeste, disponibilizando a Vídeo Verificação.

Segundo o parlamentar, a cidade vive a plenitude no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e valorizou o trabalho executado por Yves Nogueira. "Mas ainda há muito caminho a ser trilhado. Precisamos de pessoas como Yves Nogueira que, além de ter o nosso Recife no seu coração, como um filho tem a um pai, investiu toda a sua carreira profissional, suas ideias brilhantes e sua coragem para aproveitar toda a potencialidade desse setor na nossa cidade, apoiando o desenvolvimento do Recife, traduzido em emprego e renda, que significa ascensão profissional e social”.

O vereador salientou que Yves Nogueira dedica o seu tempo também aos cuidados com o bairro de Casa Forte, por meio do Grupo Casa Forte Mais Seguro. “Seu amor pelo Recife o impeliu a coordenar o grupo em prol da segurança e organização do bairro, que é um dos mais belos e arborizados do Recife. Os moradores de Casa Forte, liderados por Yves, uniram forças nesse grupo, no qual há representantes da PM, da Polícia Civil, da Secretaria de Defesa Social e da Secretaria Municipal de Segurança, entre outros atores estratégicos. As reuniões, sob a batuta de Yves, resultaram em ações e caminhadas para observação e posterior articulação com o Poder Público”.

No momento de fazer suas considerações, Yves Nogueira, bastante emocionado, disse que seguiria o exemplo do escritor Ariano Suassuna ao ser questionado sobre o amor aos estados da Paraíba e Pernambuco: “Me ocorreu que a palavra Paraíba é feminina e a palavra Pernambuco é masculina. Então, passei a dizer que a Paraíba é meu estado materno e Pernambuco, meu estado paterno”. Yves Nogueira agradeceu a presença de familiares e amigos que vieram prestigiá-lo na Casa de José Mariano. “Agradeço a Deus e aos meus pais, dois campinenses que escolheram Recife para criar seus filhos. Obrigado pela formação do meu caráter e por todo o valor que damos à instituição família. E para merecer esse Título, tenha absoluta convicção de que muitas pessoas e instituições contribuíram para a minha formação pessoal e profissional, para chegar aonde cheguei".

Em suas palavras finais, Yves Nogueira citou o grupo Casa Forte Mais Segura como uma valorosa iniciativa e agradeceu o vereador Jayme Asfora pelo Título. “Coordeno o grupo com o apoio de alguns amigos em prol da segurança e organização do bairro. Uma iniciativa nobre que, aliada à participação dos moradores, está dando impulso ao enfrentamento à violência, resultando novos ares. Quero agradecer profundamente a Jayme Asfora por essa homenagem que, para mim, tem um enorme sentido. Uma dimensão que vai além da minha própria vida pessoal. Receber esse Título do Recife incorpora, à minha trajetória, uma responsabilidade ainda maior daquela com que aqui cheguei”.

Em 07.02.2018 às 12h53.