Notícias

A possibilidade da covid-19 ser considerada uma doença ocupacional e a necessidade da imediata vacinação de todos os profissionais que trabalham no transporte público. Estes foram temas debatidos na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da Câmara do Recife, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), realizada de forma virtual nesta segunda-feira (7). O encontro contou com parlamentares, representantes de sindicatos, do Ministério Público, da secretaria de Saúde, da superintendência Regional do Trabalho, além de especialistas em saúde e segurança.

O frevo é considerado Patrimônio Cultural do Brasil e a cada dez anos é preciso haver a revalidação desse título, seguindo o estabelecido no Decreto nº 3.551/2000, que institui esse instrumento de proteção. O processo tem o objetivo de avaliar as mudanças pelas quais esse bem passou nos últimos dez anos e os impactos gerados pelas políticas de salvaguarda. Diante disso, o vereador Alcides Cardoso (DEM) promoveu uma reunião pública, na tarde desta segunda-feira (7), via internet, com o tema: O Frevo é Nosso!

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife promoveu reunião na tarde desta segunda-feira (7), com a finalidade de cumprir dois objetivos: fazer a leitura do parecer das 291 emendas apresentadas pelas vereadoras e vereadores da Casa de José Mariano ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 11/ 2021 e aprovar o parecer do colegiado ao referido projeto. A medida dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2022 (LDO).

Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discordou dos vetos do Executivo a dois projetos de sua autoria. Um trata da meia-entrada às mulheres no dia 8 de março; e o outro da elaboração de uma carteira de identificação para autistas. Os vetos foram mantidos na votação do plenário virtual.

O projeto de Lei 399/15 pretende regulamentar o plantio da maconha para fins medicinais e a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da cannabis sativa. A proposição encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, recebeu modificações, e a vereadora Michele Collins (PP) disse que era contra o substitutivo ao referido projeto. O assunto foi levantado na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência, nesta segunda-feira (7).

No último dia 5 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ressaltou a data, durante discurso realizado na reunião Plenária da Câmara Municipal do Recife, transmitida via internet, nesta segunda-feira (7).

Um requerimento que pede ao Governo do Estado que assegure o uso, por membros da Polícia Militar, de câmeras acopladas aos uniformes e nas viaturas gerou debate nesta segunda-feira (7), durante reunião Ordinária remota da Câmara Municipal. De autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), a solicitação foi discutida pela vereadora Liana Cirne (PT). De acordo com ela, iniciativas de identificação de policiais é um pedido feito por membros da categoria que buscam se proteger de ordens que ferem direitos fundamentais.

Na reunião Ordinária desta segunda-feira (7), o vereador Luiz Eustáquio discutiu e aprovou três requerimentos de sua autoria, dos quais o de número 4922/2021, é dirigido ao governador de Pernambuco solicitando que os policiais militares usem câmeras acopladas nos uniformes e nas viaturas. O pedido, de acordo com o parlamentar, foi por conta da ação truculenta de alguns policiais na manifestação que aconteceu no dia 29 de maio. "Entrei com o pedido para conter essas agressões", afirmou.

Ao receber o veto total do Poder Executivo a três projetos de lei de sua autoria, a vereadora Michele Collins (PP) comentou que todas as matérias legislativas tinham o mesmo objetivo: fazer a publicização de ações da Prefeitura do Recife, zelar pela transparência da gestão pública e evitar atos de corrupção. “Minhas três proposições tinham a mesma finalidade, que era fortalecer aquilo que acho de mais importante na gestão pública. Infelizmente, esse não foi o mesmo entendimento do técnico que analisou as minhas propostas”, disse.

Com a persistência do aumento do número de casos de covid-19, o Governo de Pernambuco estendeu até o dia 13 de junho o decreto que, dentre outras medidas, veda a realização de celebrações religiosas aos fins de semana no Estado. Na Câmara do Recife, durante reunião Ordinária desta segunda-feira (7), a decisão foi criticada pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que pediu que o poder público apresentasse justificativas para a restrição.