Notícias

Destinado a pessoas que praticam atos de relevante interesse social em favor da população, o Título de Cidadã do Recife foi entregue à empresária Maria José Vilaça em reunião solene realizada nesta quarta-feira (17) na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Alcides Cardoso (PL). Natural da cidade de Braga, Norte de Portugal, ela veio morar na capital de Pernambuco há 70 anos e, seguindo uma tradição iniciada pelo pai, é empreendedora do ramo comercial. Quem comandou a solenidade foi o presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Uma reunião solene foi realizada na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (17), através do mandato do vereador Tadeu Calheiros (MDB), em homenagem ao Conservatório Pernambucano de Música (CPM), por suas atividades desenvolvidas ao longo dos seus 94 anos de existência. Com a criação dessa instituição, jovens da periferia passaram a ter acesso a uma arte que, até então, era privilégio da elite. Durante a solenidade, que foi presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), 30 pessoas foram homenageadas com certificados.

Garantir o reconhecimento das mulheres, atuantes nas mais diversas áreas, incentivar o empoderamento delas e destacar diversas personalidades femininas é o objetivo do Prêmio Pérolas Negras, que teve mais uma edição realizada na Câmara Municipal do Recife. O evento ocorreu nesta terça-feira (16), através de reunião solene, promovida pelo vereador Almir Fernando (PSB). Criado em 2019 pela pedagoga, escritora e produtora cultural Sâmia Veras, o prêmio homenageia mulheres que se destacam pelo profissionalismo, dedicação e compromisso com o universo feminino e com o bem-estar do gênero, enfrentando desafios, superando obstáculos e realizando seus sonhos.

A Câmara Municipal do Recife divulga o seminário “O papel das bibliotecas parlamentares como impulsionadoras do exercício da cidadania e da democracia”, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. O evento é gratuito, será realizado no próximo dia 23, das 14h às 18h, de forma presencial e remota – com transmissão simultânea no canal do YouTube da Rede Câmara SP.

Com a finalidade de homenagear o Dia do Exército, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) promoveu reunião solene na tarde desta terça-feira (16) para celebrar a força armada responsável por garantir a defesa das fronteiras, do território nacional e pela manutenção da ordem e do respeito à Constituição. Comemorada oficialmente em 19 de abril, depois de amanhã, a data celebra “a épica Batalha dos Guararapes, na qual brasileiros, brancos, negros e índios, unidos pelo sentimento de Pátria, expulsaram do Recife o invasor holandês e criaram as bases de um Exército genuinamente brasileiro”, segundo a justificativa do parlamentar.

Baseado numa nota publicada no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, o líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Alcides Cardoso (PL), disse que milhares de tatuagens removíveis, com o rosto do prefeito do Recife, foram distribuídas pelas ruas, gratuitamente, durante o carnaval da cidade. “Quem pagou pela encomenda de mais de R$ 100 mil em tatuagens temporárias e distribuídas no Carnaval de Recife, com propaganda do prefeito João Campos?”, quis saber o parlamentar, na reunião Ordinária desta terça-feira (16).

A 23ª Convenção da Igreja Missionária Rompendo em Fé, com o tema ‘Amigo de Deus’, foi destacada pelo vereador Almir Fernando (PSB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (16). A convenção faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município conforme a lei de número 17.785/2012, de autoria do parlamentar, e acontece na 2ª quinta-feira do mês de abril de cada ano. “A Convenção tem papel importante dentro do contexto social da família”, disse.

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (16), o vereador Osmar Ricardo (PT) relatou casos de servidores municipais que foram prejudicados pela falta de atendimento do Saúde Recife. Ele também chamou a atenção para o período chuvoso e pediu que a Prefeitura realoque cerca de 40 pessoas que moram em palafitas sobre o canal Santa Terezinha, em Santo Amaro, área central da cidade.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (16), a vereadora Liana Cirne (PT) discutiu três requerimentos de sua autoria. Os pedidos são referentes à infraestrutura e acessibilidade; um apelo para que seja realizada a revisão dos parâmetros do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e para a possibilidade de correção da documentação enviada para editais de cultura.

O líder do PSB na Câmara Municipal do Recife, vereador Rinaldo Junior, rebateu a denúncia feita pelo líder da Oposição, vereador Alcides Cardoso (PL), de que tatuagens feitas no período do Carnaval, sobre o prefeito João Campos, representam crime eleitoral. “A denúncia é preocupante porque não dá para um legislador subir a esta tribuna e ler uma matéria publicada num jornal e não se debruçar na investigação do fato que essa matéria apresenta. O vereador que me antecedeu veio aqui e se propôs a fazer a denúncia, ou melhor o linchamento público de um político, sem antes apurar o que de fato aconteceu”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (16).