Notícias

No momento em que o Projeto de Lei Complementar 12/2024, que cria direitos trabalhistas para os trabalhadores por aplicativo, está em debate no Congresso Nacional, o vereador Ronaldo Lopes (PP) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira (19), para discutir o tema. Apesar de a matéria legislativa ser federal, o parlamentar reuniu deputados federais, representantes de entidades sindicais, advogados, e motoristas de aplicativos no plenarinho da Casa de José Mariano para estabelecer um diálogo e ouvir dos motoristas as suas demandas, reclamações e propostas.

Atuando na prevenção do uso de drogas por crianças em vulnerabilidade social e na recuperação de pessoas maiores de 18 anos em dependência química, a Associação Oásis da Liberdade (AOL) é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos e que, este ano, comemora 30 anos de atuação. E para celebrar as três décadas de atividades da ONG, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) promoveu uma reunião solene no plenário da Casa de José Mariano, na noite desta quinta-feira (18). Na ocasião, 31 apoiadores da instituição foram homenageados e receberam uma placa. O vereador Ebinho Florêncio (Rede) presidiu o evento.

Servidores da Câmara Municipal do Recife tiveram a oportunidade de acompanhar, na manhã desta quinta-feira (18), o Curso de Primeiros Socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Trata-se de uma atividade promovida pela Escola do Legislativo do Recife, presidida pelo vereador Zé Neto (PSB). “Entendemos que é de extrema importância trazer, cada vez mais, cursos de aprimoramento para todos os funcionários da Casa”, afirmou o parlamentar.

A Câmara Municipal do Recife concedeu duas de suas maiores honrarias ao empresário Ilson Mateus Rodrigues, fundador do Grupo Mateus: o Título de Cidadão do Recife e a Medalha de Mérito José Mariano. A iniciativa partiu do vereador Luiz Eustáquio (PSB) e reuniu amigos e colaboradores durante reunião solene no plenário da Casa, na manhã desta quinta-feira (18). A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo).

Duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife realizaram reuniões na manhã desta quinta-feira (18): Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento. Em comum, os colegiados analisaram e aprovaram um projeto de lei do Executivo (PLE), que muda o nome de uma via em homenagem à história do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O projeto foi o de número 09/2024, que altera a denominação do sistema viário formado pela Praça da República, no trecho compreendido entre a Rua do Sol e a Avenida Martins de Barros, para “Alameda do Palácio da Justiça”.

Destinado a pessoas que praticam atos de relevante interesse social em favor da população, o Título de Cidadã do Recife foi entregue à empresária Maria José Vilaça em reunião solene realizada nesta quarta-feira (17) na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Alcides Cardoso (PL). Natural da cidade de Braga, Norte de Portugal, ela veio morar na capital de Pernambuco há 70 anos e, seguindo uma tradição iniciada pelo pai, é empreendedora do ramo comercial. Quem comandou a solenidade foi o presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Uma reunião solene foi realizada na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (17), através do mandato do vereador Tadeu Calheiros (MDB), em homenagem ao Conservatório Pernambucano de Música (CPM), por suas atividades desenvolvidas ao longo dos seus 94 anos de existência. Com a criação dessa instituição, jovens da periferia passaram a ter acesso a uma arte que, até então, era privilégio da elite. Durante a solenidade, que foi presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), 30 pessoas foram homenageadas com certificados.

Garantir o reconhecimento das mulheres, atuantes nas mais diversas áreas, incentivar o empoderamento delas e destacar diversas personalidades femininas é o objetivo do Prêmio Pérolas Negras, que teve mais uma edição realizada na Câmara Municipal do Recife. O evento ocorreu nesta terça-feira (16), através de reunião solene, promovida pelo vereador Almir Fernando (PSB). Criado em 2019 pela pedagoga, escritora e produtora cultural Sâmia Veras, o prêmio homenageia mulheres que se destacam pelo profissionalismo, dedicação e compromisso com o universo feminino e com o bem-estar do gênero, enfrentando desafios, superando obstáculos e realizando seus sonhos.

A Câmara Municipal do Recife divulga o seminário “O papel das bibliotecas parlamentares como impulsionadoras do exercício da cidadania e da democracia”, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. O evento é gratuito, será realizado no próximo dia 23, das 14h às 18h, de forma presencial e remota – com transmissão simultânea no canal do YouTube da Rede Câmara SP.

Com a finalidade de homenagear o Dia do Exército, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) promoveu reunião solene na tarde desta terça-feira (16) para celebrar a força armada responsável por garantir a defesa das fronteiras, do território nacional e pela manutenção da ordem e do respeito à Constituição. Comemorada oficialmente em 19 de abril, depois de amanhã, a data celebra “a épica Batalha dos Guararapes, na qual brasileiros, brancos, negros e índios, unidos pelo sentimento de Pátria, expulsaram do Recife o invasor holandês e criaram as bases de um Exército genuinamente brasileiro”, segundo a justificativa do parlamentar.