Notícias

Cidade litorânea, o Recife tem o cenário perfeito para a prática de esportes como o vôlei de praia, futebol de areia, frescobol, peteca, surfe, entre outros que podem ser exercidos de forma individual ou coletiva, profissional ou recreativamente, ou ainda para melhoria da saúde. Por essa razão, o vereador Ebinho Florêncio (Podemos) promoveu uma reunião solene, na noite desta quarta-feira (27), com o tema: “Os atletas que enaltecem os jogos de praia e orgulham a Cidade do Recife”. A solenidade foi presidida pelo vereador Professor Mirinho (SD).

Presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara do Recife se reuniu nesta quarta-feira (27), de forma híbrida, para deliberar sobre projetos que tramitam no Poder Legislativo municipal. Na ocasião, o colegiado se posicionou favoravelmente a 19 matérias, dentre as quais sete projetos de lei que visam a declarar grupos e agremiações locais como patrimônios culturais imateriais do Recife.

Racismo religioso, precariedade de serviços como iluminação e segurança, falta de acesso à saúde e à educação. Essas são alguns dos problemas que os territórios identificados como afro-indígenas no Recife sofrem cotidianamente – e que foram alvo de debate em uma audiência pública promovida na Câmara Municipal nesta terça-feira (26). No evento, uma iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), integrantes da Prefeitura trataram das questões levantadas em uma pesquisa realizada pelo mandato do parlamentar em espaços religiosos de matriz afro-indígena.

Em comemoração aos 84 anos do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire) e aos 83 anos de sua Aula Inaugural, a Câmara Municipal realizou reunião solene na Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (26), por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Ao justificar sua homenagem, a parlamentar argumentou que a instituição de ensino superior é de grande relevância para a cidade do Recife e para o estado de Pernambuco, e que “sua história é marcada por uma trajetória de excelência na educação, inovação no ensino e compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região”.

A Comissão dos Direitos da Mulher realizou reunião na tarde desta terça-feira (26), quando aprovou dois projetos de lei Ordinária (PLO), distribuiu sete para análise de relatores e também recebeu a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rosário Andrade. A professora fez um convite para a participação popular na Conferência Livre de Mulheres e Meninas na Ciência, em Pernambuco.

A situação dos cerca de mil vigilantes que prestam serviços à Secretaria de Educação de Pernambuco foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (26). De acordo com o parlamentar, os trabalhadores – que são contratados de forma terceirizada por meio da empresa BBC Vigilância e Serviços – estão sem receber os seus salários desde fevereiro. Para Rinaldo Junior, as providências cabíveis são de responsabilidade do Governo do Estado.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) repercutiu, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (26), uma decisão da Justiça Federal sobre a Operação Bal Masqué, da Polícia Federal, deflagrada em julho de 2020. Segundo ele, servidores comissionados da antiga gestão da Prefeitura do Recife foram condenados por crimes de peculato e falsidade ideológica, cometidos durante a pandemia da covid-19. “Um triste capítulo da nossa história”, disse.

Os planos da Prefeitura do Recife para mitigar os impactos das chuvas na cidade foram elogiados pelo vereador Almir Fernando (PSB) durante a reunião plenária desta terça-feira (26). Na ocasião, o parlamentar repercutiu dois anúncios feitos pelo Executivo na semana passada: os investimentos de R$ 314,5 milhões na Operação Inverno 2024 e de R$ 500 milhões nas obras do Plano de Intervenção na Macrodrenagem do Rio Tejipió.

A vereadora Liana Cirne (PT) informou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (26), ter protocolado uma notícia-crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelo crime de atentado à soberania nacional. “É um dos crimes que está no capítulo dos crimes contra a democracia e que veio a substituir a Lei de Segurança Nacional, o que era mais do que necessário”, disse. Liana Cirne aproveitou para explicar publicamente o questionamento de um outro parlamentar sobre qual crime o ex-presidente Jair Bolsonaro teria cometido “ao buscar asilo na embaixada da Hungria”, como noticiado ontem pelo jornal internacional The New York Times.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) abordou dois temas em seu discurso na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (26): um deles foi a mobilização dos servidores federais por melhores salários, visando a reposição das perdas pela inflação dos últimos seis anos. O outro, foi a realização das pré-conferências, preparativas para a conferência municipal, que a Prefeitura do Recife vem realizando com vistas a elaborar uma política municipal sobre drogas.