Notícias

O Plano Diretor Cicloviário (PDC) foi tema de audiência pública na Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), na tarde desta segunda-feira (15), no plenarinho da Casa de José Mariano. “Convocamos essa audiência para debater os 10 anos do Plano Cicloviário. Temos avanços, mas preocupa em especial o fato de que a implementação das ciclovias não tem observado o Plano e isso gera situações problemáticas para quem é ciclista”, disse a parlamentar.

A Comissão de Saúde da Câmara do Recife realizou, na tarde desta segunda-feira (15), uma audiência pública online para apresentar a prestação de contas da gestão em saúde, referente ao 3º quadrimestre, de setembro a dezembro de 2023. O relatório é um instrumento de prestação de contas, monitoramento e acompanhamento das atividades realizadas pela Secretaria de Saúde, incluindo o detalhamento da execução orçamentária financeira do período. A audiência pública contou com a participação da presidente da Comissão de Saúde, vereadora Natália de Menudo (PSB), com o vereador Tadeu Calheiros (MDB), e com a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, além da equipe da pasta.

Uma reunião solene em homenagem aos 122 anos do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil foi realizada na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (15), por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PL). Criado no Recife, foi o primeiro seminário Batista da América Latina, sendo também pioneiro entre os evangélicos em diversas áreas do saber teológico. “Para mim é uma grande honra ser o propositor deste requerimento para fazer esta homenagem tão merecida. O Seminário faz um trabalho importante não só para o crescimento para o Reino como também para a sociedade”, disse.

A Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo no Recife ocorre do dia 12 a 18 de abril. Por isso, a vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (15), para destacar a importância das bicicletas na locomoção diária das pessoas, solicitar mais segurança e conscientização, bem como mais trechos de ciclovias. Ela aproveitou a ocasião para lembrar da audiência pública que o seu mandato realiza nesta tarde, com o objetivo de discutir o tema.

Um total de 20 proposições, sendo 18 projetos de lei Ordinária (PLO) e dois de resolução (PRES), foram aprovados pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife, que se reuniu na de forma remota na tarde desta segunda-feira (15). O presidente, vereador Marco Aurélio Filho (PV), anunciou que o colegiado vai realizar a 1ª Jornada da Comissão de Direitos Humanos, com data a ser confirmada ainda neste semestre, para debater o tema “O direito antidiscriminatório e a promoção da equidade social”.

O vereador Joselito Ferreira (PSB) abordou dois assuntos durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (15). Ele agradeceu à Prefeitura a entrega da nova sede da Escola Municipal Doutor Antônio Correia, no bairro do Barro, e solicitou a requalificação de três praças em Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (15), o vereador Carlos Muniz (PSB) realizou um pronunciamento na tribuna da Casa ressaltando a importância de retornar ao Poder Legislativo. Muniz se licenciou do cargo em janeiro de 2021 para chefiar a secretaria de Governo e Participação Social, pasta que comandou até fevereiro de 2023, quando foi nomeado secretário de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife. “Essa Casa é lugar de construção e do diálogo. A democracia é construída por meio do debate de ideais. Ideais estes muitas vezes antagônicos entre si, que deixam ainda mais forte o nosso processo democrático”

O vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior (PSB), contestou críticas que foram feitas à gestão do prefeito João Campos, por parlamentares da Oposição, no que diz respeito às obras de combate aos efeitos das chuvas. “O que não dá para negar é que o Recife tem sérios desafios na drenagem, mas também é preciso reconhecer que muitas obras estruturadoras foram feitas. A Prefeitura do Recife deu um salto gigantesco nos investimentos nas obras que fazem o combate aos efeitos das chuvas. Em 2020, quando João Campos assumiu, houve um recorde de investimentos financeiros, com R$ 90 milhões na prevenção. Na semana passada, foram anunciados R$ 314 milhões para obras deste ano”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (15).

O vereador Felipe Alecrim contou que esteve no bairro de Cajueiro, Zona Norte do Recife, com o projeto do seu mandato chamado Gabinete na Rua. Ele disse que andou, observou e conversou com os moradores do local e, por isso, ocupou a tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (15), para repercutir a sua visita e cobrar serviços de infraestrutura para a comunidade comunidade.

O vereador Davi Muniz (PSD) pediu que o prefeito do Recife João Campos envie à Câmara Municipal um projeto que renova o contrato do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) na cidade. Segundo afirmou o parlamentar, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (15), o serviço circula por comunidades de difícil acesso facilitando a vida dos usuários. “O transporte complementar leva os moradores das comunidades para onde eles possam pegar o transporte urbano e se locomover”, disse.