Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias

Notícias

Jayme Asfora comemora 40 anos do Centro Josué de Castro
“A fome é fruto do homem e de suas escolhas”, frase de um dos maiores cientistas mundiais, o pernambucano Josué de Castro que colocou o Brasil em evidência ao publicar o livro Geografia da Fome, criou o mapa da desnutrição. Com Sete Palmos de Terra e um Caixão, contou a história do nascimento das Ligas Camponesas. A obra Homens e Caranguejos, inspirou o Movimento Manguebeat, da lama ao caos, de Chico Science. Para homenagear a passagem dos 40 anos de fundação do Centro de Estudos e Pesquisas Josué de Castro, referência de luta pela democracia, cidadania e direitos humanos, o vereador Jayme Asfora (sem partido), convocou uma reunião solene realizada na tarde dessa quinta-feira (19), na Câmara do Recife.
Prazo de emendas para o Plano Diretor do Recife é prorrogado
Suspenso até o final do mês, o prazo regimental para recebimento de emendas ao projeto de lei do Executivo número 28/2018, que apresenta a proposta do Plano Diretor do Recife, será retomado em primeiro de outubro e se estenderá até o dia 8. “O presidente da Comissão de Revisão do Plano Diretor, vereador Rodrigo Coutinho (Solidariedade), foi muito feliz em suspender o prazo, para dar oportunidade de ouvirmos outros segmentos que podem enriquecer o documento final”, afirmou o vereador Eriberto Rafael (PTC), na reunião do colegiado com os representantes do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis), na manhã desta quinta-feira (19).
Estudantes da Academia Cristã de Boa Viagem visitam a Câmara
Quarenta e quatro alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I da Escola Academia Cristã de Boa Viagem, com idades entre oito e nove anos, fizeram uma visita à Câmara, na manhã desta quinta-feira (19). O vereador Renato Antunes (PSC) recepcionou os estudantes e explicou o funcionamento da Casa de José Mariano e o trabalho desenvolvido pelos parlamentares recifenses. O evento faz parte do Projeto Vereador Por Um Dia da instituição de ensino.
Fred Ferreira cobra conclusão da pista de skate do Parque Santana
O vereador Fred Ferreira (PSC) cobrou a conclusão das obras na pista de skate do Parque Santana, na Zona Norte do Recife. Segundo disse, na tarde desta quarta-feira (18), os serviços estão paralisados. O parlamentar lembrou que discutiu o assunto durante uma audiência pública, promovida por ele, no mês de junho deste ano, no plenarinho da Casa.
Goretti Queiroz quer regras em eventos de adoção de animais
A falta de regras claras na realização de eventos para adoção de animais levou a vereadora Goretti Queiroz (PSC), ativista da causa, a propor um projeto de lei ordinária. O PLO está tramitando na Comissão de Admissibilidade da Câmara do Recife e torna obrigatória a presença de animais castrados e vermifugados - que tenham tomado remédio para verminoses - nos eventos de adoção. Ela disse na tarde desta quarta-feira (18), no plenário da Casa, que a proposta tem por objetivo evitar a superpopulação animal e a transmissão de doenças nos humanos.
Comissão de Educação aprova criação de clínica-escola para pessoas com TEA
O Recife pode ganhar um equipamento voltado para a educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para a capacitação de profissionais especializados no tema. A clínica-escola é alvo do projeto de lei nº 218/2019, que tramita na Câmara do Recife. Nesta quarta-feira (18), a proposta recebeu um parecer pela aprovação da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa.
Jayme Asfora debate Empreendimento de Impacto no Parnamirim
Milhares de carros de passeio, centenas de ônibus, motos e bicicletas disputam o espaço no entorno da Praça do Parnamirim, bairro de mesmo nome, fazendo daquela área uma das mais movimentadas da Zona Norte do Recife. Diariamente, ali é ponto de convergência do tráfego de pessoas que se deslocam de Casa Forte, Poço da Panela, Casa Amarela e diversos morros rumo à Avenida Rui Barbosa e ao centro da cidade. Os moradores do bairro estão temendo que o trânsito, que é caótico, possa piorar quando ficar pronto um empreendimento de impacto que está em construção na Rua Desembargador Góes Cavalcante, nº 452, onde funcionará uma unidade do grupo educacional GGE.
PL de Felipe Francismar permite escolher motorista mulher em APP
Preocupado com as reclamações de mulheres que usam aplicativo de transporte, que reportam situações de assédio, o vereador Felipe Francismar (PSB) propôs que as empresas de aplicativo de mobilidade urbana adicionem uma nova ferramenta na interface que permita ao passageiro do sexo feminino optar por escolher chamar motorista do mesmo sexo. Ele disse que essa modalidade dará mais conforto e segurança para as mulheres, incluindo as próprias condutoras. O projeto de lei 77/2019 foi aprovado em primeira discussão na tarde dessa terça-feira (17), na Câmara do Recife.
Samuel Salazar repercute realização de audiência pública
O vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, repercutiu a audiência pública que realizou no turno da manhã desta terça-feira (17) e que teve como tema a proibição da distribuição de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Recife. “A nossa intenção, ao promover o debate, não foi banir o uso das sacolas plásticas nos mercados e supermercados do Recife, mas estimular nos consumidores o uso consciente”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (16).
Almir Fernando destaca requalificação de calçadas e da Conde da Boa Vista
As melhorias empreendidas pela Prefeitura do Recife em passeios públicos do município e na avenida Conde da Boa Vista foram repercutidas pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta terça-feira (17). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar comemorou o adiantamento de duas etapas da obra da avenida e disse que a requalificação das calçadas demonstra a preocupação do Executivo com os pedestres.
Audiência trata da proibição da distribuição de sacolas plásticas aos consumidores do Recife
O meio ambiente sofre com a degradação irracional provocada pelo homem afetando a qualidade de vida e colocando em risco as gerações futuras. Esses fatores justificam uma maior efetividade na preservação e proteção dos recursos naturais, tanto por parte da sociedade como por parte do poder público. Pensando nisso, o vereador Samuel Salazar (sem partido) presidiu audiência pública, na manhã desta terça-feira (17), tendo como tema a proibição da distribuição de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Recife.
Comissão de Legislação e Justiça analisa 14 projetos de lei
Ao se reunir para analisar e emitir pareceres para 14 projetos de lei, no final da tarde desta segunda-feira (16), a Comissão de Legislação e Justiça aprovou oito, rejeitou dois, pediu vistas de dois e retirou de pauta os outros dois restantes. A reunião foi conduzida pelo vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, e contou a presença dos vereadores Aerto Luna (PSB), que é o presidente mas cedeu ocasionalmente o comando do colegiado; Eriberto Rafael (PTC) e Renato Antunes (PSC).
André Régis empresta plataforma Raio X das Escolas para Teresina
A plataforma digital Raio X das Escolas, desenvolvida pelo gabinete do vereador André Régis (PSDB), utilizada para pesquisa de campo das escolas públicas da rede municipal, através da qual fiscaliza o desempenho desse equipamentos, será fornecida à Prefeitura Municipal de Teresina, capital do Piauí. Ele disse na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, que o prefeito Firmino Filho, solicitou permissão para usar o instrumento de pesquisa e fiscalização de escolas. “O mais importante é que Teresina é capital brasileira de melhor Ideb no ensino fundamental e básico”.
Renato Antunes comenta atraso na entrega de escola no Ibura
A situação da Escola Professor José Lourenço de Lima, localizada no Ibura, foi tema de um debate na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (16). De acordo com o vereador Renato Antunes (PSC), a nova sede da unidade deveria ter sido entregue em 2014, a um custo de R$ 1,7 milhão. A obra, entretanto, não foi concluída – e uma nova licitação aumentou esse valor inicial para R$ 2,2 milhões.
Amaro Cipriano Maguari cobra celeridade em obras da BR 101
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) voltou a destacar os serviços de requalificação e reforma da BR 101, durante a reunião plenária desta segunda-feira (16). “Nós sabemos que é de grande importância as obras entre o Barro e Jardim São Paulo”, disse o parlamentar, mas aproveitou para solicitar celeridade ao Departamento de Estradas de Rodagens de Pernambuco (DER-PE), responsável pelo trabalho.
André Régis anuncia que quer identificar as ruas mais sujas do Recife
O vereador André Régis (PSDB) informou que vem realizando caminhadas pelas ruas do Recife com o intuito de produzir um estudo que revele quais são as áreas mais sujas da cidade, dentro do chamado circuito turístico. “A mais recente caminhada foi realizada por mim e minha equipe na sexta-feira da semana passada. Saímos da Câmara Municipal do Recife com destino ao Mercado de São José”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (16). “Estamos fazendo um monitoramento”, explicou.
Hélio Guabiraba enaltece realização da 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco
Um grande sucesso. Foi assim que o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) definiu a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco, realizada no Recife no último domingo (15). O parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira (16) para repercutir o evento. “Aproveito para parabenizar os amigos Thiago, Choppely e Rivania, que são membros do Fórum LGBT de Pernambuco e organizaram a Parada.”
Samuel Salazar convida para audiência sobre sacolas plásticas
Tomando por base o projeto de lei 158/19, de sua autoria, o vereador Samuel Salazar (Sem Partido) está convidando a sociedade civil, entidades ligadas ao meio ambiente e ONGs para participarem de uma audiência pública para debater sobre o uso abusivo de sacolas plásticas. Ele disse na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, que o PLO 158 não quer proibir o uso de sacolas de plástico, mas reduzir a quantidade conscientizando as pessoas. A audiência será realizada amanhã (17), às 9 horas da manhã, no Plenarinho da Câmara.
Michele Collins repercute recurso a decisão da justiça federal
A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu o recurso contra a decisão judicial de impedir prática religiosa no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, onde o diretor liberava o espaço da biblioteca nos horários de almoço para a leitura do Evangelho. O Ministério Público do Rio denunciou as reuniões, dizendo que a estrutura governamental não poderia ser usada para esse fim, a Justiça acolheu, mas um recurso foi interposto à decisão. “Se a justiça mantiver a decisão, criará uma jurisprudência e vai impedir a demonstração de fé nos prédios públicos, em todo o Brasil”, informou, na reunião ordinária desta segunda-feira (16).
Implantação do programa Família Acolhedora é aprovada pela Comissão de Direitos Humanos
Dar a crianças e adolescentes afastadas de sua família uma opção de acolhimento mais próxima ao cuidado de um lar. É esse o objetivo do programa Família Acolhedora, cuja regulamentação consta no projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 19/2019. A proposta, que tramita na Câmara do Recife, recebeu a aprovação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania nesta segunda-feira (16).
Câmara debate depressão em audiência pública
Mais de 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado o ‘mal do século’ pela instituição, o transtorno tem sido alvo de debates na Câmara do Recife. Nesta quinta-feira (12), por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (sem partido), a Casa de José Mariano promoveu uma audiência pública sobre o tema ‘Depressão, é preciso prevenir.’
Jânyo Diniz recebe Título de Cidadão do Recife
O diretor-presidente do grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz, é o mais novo cidadão recifense. Nascido no distrito de Santana dos Garrotes, interior da Paraíba, tem formação em Engenharia Mecânica (1991) e possui pós-graduações em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, todas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa de conceder o Título de Cidadão a Jânyo Diniz partiu do vereador Felipe Francismar (PSB), numa solenidade bastante prestigiada na noite desta quarta-feira (11). “Jânyo Diniz é um verdadeiro exemplo do poder transformador da educação”, destacou o parlamentar. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu o evento.
Comissão da Mulher cria agenda de fiscalização
Para fiscalizar e visitar equipamentos e entidades que atendem mulheres, em situação ou não de risco, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Aline Mariano (PP), está elaborando uma agenda de visitas. A ideia, segundo a presidente, é convidar membros da Comissão e outras entidades para juntas realizarem visitações. Ela disse na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara do Recife, durante reunião do grupo que a agenda deverá estar concluída em outubro. Estavam presentes as vereadoras Aimeé Carvalho (PSB), vice-presidente do colegiado; além das suplentes Goretti Queiroz (PSC) e Ana Lúcia (Republicanos).
Michele Collins comemora regulamentação das Comunidades Terapêuticas
A vereadora Michele Collins (PP) comemorou a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que julgou favorável por unanimidade a aplicação da resolução do Conselho Nacional de Política sobre Drogas - Conad nº 1, de 2015, regulamentando as Comunidades terapêuticas. Segundo ela informou na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara do Recife, a decisão foi publicada hoje no Diário Oficial eletrônico do TRF. “A publicação representa uma vitória dos que militam na área de drogas. Agora podemos afirmar que contamos com respaldo da lei, do governo e da Justiça”.
Helio Guabiraba festeja aniversário do MAR
O Movimento Avança Recife (MAR), criado em 2013 pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido), comemorou mais um ano de vida, com uma festa na Casa Rosada. Ele disse que não sabia nadar, mas não morreu afogado. Nesse movimento conseguiu juntar mais de cem pessoas interessadas em fazer parte do MAR. Aproveitou para convidar a quem quiser se juntar ao grupo e conhecer melhor o movimento.
Chico Kiko destaca serviços na Rua Professor Caldas Filho
A poda de árvores é um serviço importante nos centros urbanos, porque evita possíveis acidentes, como a queda de galhos, por exemplo. Por isso, o vereador Chico Kiko (PP), na tarde desta quarta-feira(11), ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para destacar que acompanhou, nesta manhã, a poda de árvores na Rua Professor Caldas Filho, na Estância, realizada pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
João da Costa repercute eleição interna do PT
O processo eleitoral interno do Partido dos Trabalhadores foi tema de um discurso do vereador João da Costa (PT) na tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (11). O parlamentar afirmou que o resultado do processo, encerrado na terça-feira (10), facilita a consolidação das alianças que se formam contra o Governo Federal.
Comissão de Educação aprova criação do Dia de Conscientização da Síndrome de Tourette
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quarta-feira (11) para votar pareceres a três projetos que tramitam na Casa. Todas as propostas foram aprovadas – dentre elas, o projeto de lei nº 151/2019, que visa instituir o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Tourette.
Aerto Luna debate problemas urbanos da Vila Imbiribeira
Com a proposta de promover uma investigação propositiva sobre os problemas e soluções do sistema de saneamento, drenagem e falta de pavimentação nas ruas da Vila Imbiribeira, localizada no bairro da Imbiribeira, o vereador Aerto Luna (PSB) realizou uma audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira (11). “Há muito tempo essa comunidade não recebe investimentos públicos e a população vem enfrentando sérios problemas. Essa é a oportunidade de levantarmos um debate que possa trazer esclarecimento sobre obras paradas, sabermos o que está acontecendo e quais os projetos a curto, médio e longo prazos que possam beneficiar os moradores”, disse o parlamentar.
Aline Mariano repercute audiência sobre o habitacional Encanta Moça
Na audiência pública sobre o habitacional Encanta Moça realizada pela vereadora Aline Mariano (PP), na manhã desta terça-feira (10), foram feitos diversos esclarecimentos sobre a obra e muitos questionamentos, esclarecidos. Dado a importância do assunto, resolveu repercutir o evento à tarde, no plenário da Câmara Municipal. “São poucos os espaços no Recife para se construir habitacionais e por isso precisam ser bem aproveitados para priorizar habitação para quem de fato precisa. Pedi para que seja avaliada a possibilidade de se ampliar a área construída naquele local. Se não houver impedimentos ambientais pode ser uma boa solução”.
Ações do documento