Notícias

A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (7), o requerimento nº 7.836/2023, que solicita a realocação dos animais exibidos em jaulas no Parque 13 de Maio, na região central do Recife, devido às más condições de cuidado no local. Durante a discussão da matéria, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) resgatou uma proposta sua formulada durante o período em que ocupava o cargo de Secretária de Meio Ambiente da capital: substituir a presença dos bichos por um museu interativo sobre os animais.

A requalificação de uma praça localizada na rua Frei Tito de Alencar de Lima, no bairro da Macaxeira, foi repercutida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB) na reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (7). O parlamentar subiu à tribuna da Casa para comemorar a intervenção no local, promovida pela Prefeitura do Recife.

O vereador Professor Mirinho (SD) fez um apelo à governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, para que aumente o efetivo de policiais militares no Recife, em especial, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade. “O que estava ruim [a segurança], piorou completamente. Agora, ninguém pode mais ir às ruas do bairro que pode ser assaltado”, disse ele, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7).

O vereador Victor André Gomes (União Brasil) anunciou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), uma parceria para pensar em obras, com um deputado estadual que, segundo ele, “tem o potencial de mudar positivamente os rumos da nossa cidade e das nossas comunidades”. O parlamentar também repercutiu os dados da “primeira década de ação pela segurança no transito”, da ONU, que comprovam ter havido um aumento no número de acidentes de trânsito no Brasil.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu uma suposta informação divulgada por representantes e correligionários do Governo do Estado, que estiveram nas ruas do Bode, no Pina, Zona Sul, dizendo que a atual gestão é a verdadeira responsável por destravar a construção dos habitacionais Encanta Moça I e II, localizados no terreno do Aeroclube, sonho de décadas da comunidade. Uma nota contestando essa informação, elaborada pelo Coletivo Novo Pina, formado por moradoras e moradores do Bode, foi lido pela parlamentar na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (07).

A proteção e o cuidado animal foram temas de discursos da vereadora Aline Mariano (PP), ao exaltar o requerimento de número 7836/2023, de autoria conjunta com outros 16 parlamentares, que pede a realocação dos animais do Parque 13 de Maio em razão de estarem em ambientes inadequados, submetidos à poluição sonora do Centro da Cidade. O requerimento foi aprovado. Durante o pequeno expediente da reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), a parlamentar destacou a importância do documento para que os animais sejam encaminhados “a um espaço de melhor convivência”.

Uma das mais importantes comendas concedidas pela Câmara Municipal, o Título de Cidadão do Recife, foi entregue em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (3), ao empresário do mercado segurador, Ronaldo Dalcin, presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste. “Esta honraria é destinada apenas a quem tenha alcançado destaque em atividades culturais, políticas, científicas e sociais, interferindo diretamente na realidade do município, prestando serviços relevantes à cidade e a sua população. Eu gosto de ressaltar que poucos farão jus a esta honraria. Afinal, não é fácil ser merecedor dela”, ressaltou o vereador Zé Neto (PROS), autor da homenagem.

A cultura popular foi alvo de uma celebração promovida pela Câmara do Recife na noite desta quarta-feira (2). Por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB), afoxés, bois, blocos de samba, maracatus, cirandas, artistas, produtores e outros representantes da cultura popular pernambucana foram homenageados no plenário da Casa de José Mariano. O vereador Rinaldo Junior (PSB) presidiu a reunião solene.

Com a finalidade de homenagear a passagem dos 198 anos de fundação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), comemorado em 11 de junho, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta terça-feira (1º), por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP). Na justificativa da solenidade, a parlamentar lembrou que a instituição atua não só na preservação da ordem pública como também na realização de importantes ações sociais, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e que são quase dois séculos de relevantes serviços prestados em prol da segurança pública.

O estupro a uma criança de 2 anos de idade, que estava com a sua mãe em uma casa abrigo na Região Metropolitana do Recife, foi tema de discurso da vereadora Aline Mariano (PP), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (1º). No retorno das atividades parlamentares, ela ressaltou que a finalidade da casa abrigo é “receber e acolher mulheres vítimas de violência doméstica", mas o que aconteceu foi exatamente o contrário. Ainda na reunião Ordinária, a parlamentar voltou à tribuna e criticou o programa anunciado pelo Governo de Pernambuco para conter a violência no Estado.