Aerto Luna é eleito para cargo de primeiro vice-presidente

Em reunião solene realizada no final da tarde desta segunda-feira (2) os vereadores e as vereadoras da Câmara do Recife participaram de eleição com vistas ao restabelecimento da composição da Comissão Executiva do Poder Legislativo Municipal. O objetivo foi eleger, exclusivamente, o primeiro vice-presidente. Aerto Luna (PSB) foi o escolhido, numa eleição para o cargo disputado, também, por Ivan Moraes (PSol) e Ana Lúcia (Republicanos).

Participaram da reunião 31 vereadores. Aerto Luna recebeu 26 votos; Ana Lúcia, quatro e Ivan Moraes, um. A votação foi realizada de forma aberta, com os parlamentares declarando o voto em microfone. Antes da eleição, o primeiro-secretário Romerinho Jatobá (PROS) leu o edital de convocação, que foi divulgado na semana passada. De acordo com o documento, todos os parlamentares eram potenciais candidatos.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Marques (PSB) anunciou que a eleição seria nominal e que os parlamentares deveriam proferir seus votos no microfone de apartes, com exceção dos membros da Mesa Diretora, que já estavam instalados na mesa. O cargo de primeiro vice-presidente ficou vago desde o falecimento do vereador Carlos Gueiros, há uma semana.

Ao ser eleito, Aerto Luna ocupou a tribuna para agradecer os votos recebidos. Também agradeceu a Ivan Moraes e Ana Lúcia por colocar suas candidaturas à primeira vice-presidência. “Para mim, ser primeiro vice-presidente vai muito além das funções. Eu estarei representando todos os vereadores e vereadoras, substituindo Carlos Gueiros, que tinha um enorme respeito a esta casa legislativa e não media esforços nas sua valorização, buscando sempre o respeito dos outros poderes, da imprensa e, em especial, da sociedade”.

Aerto Luna disse, também, que “outro ex-vereador que me ensinou a respeitar esta casa, e que também contribuiu como primeiro-secretário foi o meu pai, o ex-vereador Gilberto Luna”. Finalizou dirigindo-se ao presidente Eduardo Marques e a todos da Comissão Executiva para dizer que “podem contar com a minha dedicação, comprometimento e tenham a certeza que darei o meu máximo, para o bom êxito desta gestão”.

Cabe ao primeiro vice-presidente substituir o presidente na Comissão Executiva, na Mesa Diretora, assumir a titularidade do cargo de presidente se houver vacância e dirigir as reuniões plenárias. A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife é composta por nove parlamentares, sendo sete titulares e dois suplentes, com um mandato de dois anos, podendo ser renovado por igual período.

Os cargos da Comissão Executiva, que é responsável pela coordenação administrativa e regimental da Casa, são: presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, terceiro vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, terceiro secretário e dois suplentes de secretário. A Comissão Executiva tem por finalidade principal dirigir as atividades do Poder Legislativo Municipal definidas no Regimento Interno.


Em 02.12.2019, ás 17h13.

registrado em: aerto luna