Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Alcides Teixeira propõe atendimento especializado para adolescentes

Alcides Teixeira propõe atendimento especializado para adolescentes

Atender adolescentes através de profissionais especializados em alterações típicas da fase da adolescência, nas ações e serviços de saúde prestados no Recife. A proposta é do vereador Alcides Teixeira Neto (PSB), por meio do Projeto de Lei nº 314, de 2019, em tramitação na Câmara do Recife. O PLO prevê atendimento a adolescentes em toda a rede municipal e privada da cidade. O serviço é conhecido como hebiatria e deve ser realizado por profissionais qualificados.

Na justificativa, o vereador afirma que ao longo da vida o ser humano passa por diversas fases e por isso a formação biológica exige atitudes e ações que auxiliem nesse desenvolvimento. “A adolescência é uma dessas fases da evolução humana em que muitas dúvidas são apresentadas e, por isso, muito difícil de interpretar e por esse motivo requer atenção especial”.

Alcides Teixeira Neto explicou que o objetivo do projeto de lei não é inovar, nem impor ações ao Executivo, mas implantar o atendimento de hebiatria no Recife. Ele disse que do ponto de vista biológico, nenhuma outra etapa da vida fora do útero é marcada por tantas e tão rápidas mudanças, e que esse elo da passagem entre a infância e a juventude requer uma atenção especial, o que na grande maioria das vezes não existe.

O vereador disse ainda que a hebiatra poderá executar as ações e os serviços de acompanhamento de saúde de pacientes na faixa etária determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo ele, o município deverá realizar seleção e capacitação de especialistas da área de hebiatria da rede pública de saúde, a fim de incluir essa modalidade de atendimento.

 

Em 13.01.2020 às 11h.45.

Ações do documento