Câmara do Recife presta homenagem ao Dia Municipal da Imigração Chinesa

Diante de um plenário repleto de integrantes da comunidade chinesa, além de representantes consulares de diversos países, a Câmara Municipal do Recife prestou homenagem ao Dia Municipal da Imigração Chinesa, na noite desta quinta-feira (15). O autor da iniciativa, vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Casa, destacou a importância da data e entregou à Cônsul-Geral da China no Recife, Yan Yuqing, uma placa comemorativa ao evento. Em agradecimento, a diplomata o presenteou com uma pintura chinesa.

Eduardo Marques é o autor do projeto de lei que deu origem à lei municipal número 18.588/19, que incluiu no Calendário de Eventos da Cidade, o Dia Municipal da Imigração Chinesa. “Hoje, celebramos uma data muito especial, que sela a amizade entre a cidade do Recife e toda a nação chinesa. Quando apresentamos a esta Casa o projeto, escolhemos a data de 15 de agosto, que é a mesma em que comemoramos o Dia Nacional da Imigração Chinesa”.

Ele fez um breve relato da chegada dos primeiros chineses ao Brasil, em 1812, trazidos pelo rei Dom João VI para trabalhar no cultivo do chá.  “Vinham eles de Macau, uma região que naquela época vivia sob o domínio português. No entanto, foi no dia 15 de agosto, de 1900, que um grupo de 107 pessoas desembarcou no porto de Santos, em São Paulo, iniciando oficialmente a imigração dos chineses em solo brasileiro”.  Ele lembrou que só décadas mais tarde chegaram à capital pernambucana.

“Hoje, temos no Recife mais de cinco mil integrantes da comunidade chinesa. A maioria deles já totalmente adaptada ao nosso clima, nossos costumes e nossa cultura. Para nós, mais que um povo amigo e sempre solidário, os chineses também representam um importante laço econômico. Donos de inúmeros pontos de comércio na cidade,  empregam mais de 12 mil recifenses em suas lojas, restaurantes e em tantos outros segmentos do setor de serviços”.

Eduardo Marques destacou que o país asiático tem sido um grande parceiro de Pernambuco. “Apenas em 2018 vendemos para a China mais de cinco milhões e meio de dólares em diversas mercadorias, como sucos de frutas, frutos do mar e insumos para a construção civil. O nosso governo do Estado, sempre atento a fomentar o crescimento e a geração de empregos, já organizou missões diplomáticas à China, para que possamos expandir essas relações”.

A Cônsul-Geral da China em Recife, Yan Yuqing, ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para fazer o seu discurso. Ela falou em mandarim e foi acompanhada por um tradutor. Lembrou que o Recife é a primeira cidade da Região Nordeste a criar o Dia Municipal da Imigração Chinesa. “Consideramos que o gesto reflete o grande reconhecimento da sociedade às contribuições para o desenvolvimento econômico e social pela imigração chinesa”.

Ressaltou a atuação da comunidade chinesa  na Capital pernambucana. “Trabalham árdua e diligentemente, empenhando-se em comércio de commodities, gastronomia, e medicina chinesa e outros setores. A comunidade foi reconhecida como amigável pelo povo brasileiro e fez contribuições importantes para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, desempenhando um papel de ponte para os intercâmbios econômico, comercial e cultural entre os dois países”.

A Cônsul-Geral destacou ainda o avanço das relações diplomáticas e econômicas entre os dois países. “O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a estabelecer uma parceria estratégica com a China e o primeiro na América Latina a elevar esse relacionamento à categoria de Parceria Estratégica Global”. Além disso, afirmou, “no ano passado, o volume do comércio bilateral ultrapassou 100 bilhões de dólares e a China é o maior parceiro comercial do Brasil por dez anos consecutivos, com um estoque de investimento chinês de 70 bilhões de dólares e mais de 300 empresas chinesas no Brasil”.

Ao final, solicitou que a Câmara do Recife permaneça atenta aos direitos da sua comunidade. “Esperamos que os amigos vereadores continuem prestando atenção às condições de vida da comunidade chinesa e protegendo direitos e interesses legítimos deles; assim como esperamos que, a comunidade chinesa continue a contribuir para promover a amizade entre os povo e o desenvolvimento econômico e social local”.

A solenidade foi bastante prestigiada, com a presença de vários representantes consulares no Recife. Entre eles o cônsul-geral da Albânia, Lamartine Hollanda Júnior; o cônsul da Bulgária, Durvalino Andreotti; a cônsul da Alemanha, Martina Bock de Oliveira; o cônsul de Malta, Thales Castro; o cônsul honorário da República da Eslováquia, João Alixandre Neto; o cônsul honorário da República Tcheca, Jiri Jodas; o cônsul-geral dos Estados Unidos, John M. Barret e o cônsul geral do Japão, Jiro Maruhashi.

A reunião solene foi presidida pelo vereador  Chico Kiko (PP) e a mesa dos trabalhos teve a presença do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e da secretária Municipal da Mulher, Cida Pedrosa. A Orquestra Criança Cidadã executou diversas músicas populares, incluindo o  frevo no repertório. A apresentação contou com a participação de passistas.


Em 15.08.2019, às 20h12