Câmara homenageia centenário da Paróquia de Belém

Uma pequena capela fundada em 1769, na Estrada de Belém, no bairro da Encruzilhada, transformou-se em paróquia em fevereiro de 1911. Após anos de evangelização e muitas mudanças, a Paróquia de Nossa Senhora de Belém comemora seu centenário em 2011. A data recebeu uma homenagem da Câmara nesta quinta-feira, 16, numa iniciativa do vereador Josenildo Sinesio (PT), que entregou uma placa comemorativa ao padre Augusto César.

Em seu pronunciamento ele relembrou os padres que ficaram à frente da igreja, conquistas e desafios que fizeram parte do crescimento de todos que fazem parte da paróquia. “São várias atividades, são tantas histórias que seria preciso uma tarde inteira para enumerar o trabalho fantástico da Senhora de Belém. Nos vários cursos e serviços existentes na paróquia podemos constatar que o Evangelho é levado a sério, na prática de uma igreja viva, na medida em que valoriza e preserva o dom maior que Deus nos deu, a vida”

Rosa Gurjão, uma das mais antigas frequentadoras da igreja, representou os paroquianos de Belém na homenagem. Ela contou toda a história que cercou o lugar desde a fundação da pequena capela de 3,7m x 7m, lembrando as diversas reformas e as construções no local, as primeiras missas, a chegada de novas imagens, as missões de evangelização e as festas da padroeira. “Estes são cem anos de Glória, também de fé e evangelização. São cem anos de vitória. Viva a Paróquia Nossa Senhora de Belém”.

Representando a Arquidiocese de Olinda e Recife, o padre Gleber Dantas parabenizou a Paróquia pelo centenário, mas destacou que a celebração de um jubileu é também um momento para reflexão. “É preciso pedir perdão e reconhecer que colocamos obstáculos à ação de Deus em nossa história, muitas vezes levantando barreiras, causando constrangimento, atacando outras expressões religiosas e destruindo a unidade de Cristo que diz que todos somos irmãos e temos o mesmo Deus e o mesmo pai”.

Ele lembrou ainda a importância da Igreja em dialogar com a sociedade. “É hora de deixar as portas abertas para o diálogo. É preciso estar aberto ao sinal dos tempos, do que o mundo quer hoje da Igreja Católica. Se o mundo nos escuta é porque somos testemunhas e a ação pastoral é a ação do pastor, que é Jesus. Para que essa celebração seja completa, é preciso que cada um de nós faça um exame de consciência, reconhecendo que as instituições humanas mudam de acordo com a história, mas que somos herdeiros da salvação e construtores de salvação”.

Ao agradecer a solenidade, o a atual pároco de Belém, padre Augusto César, falou da contribuição dos fiéis e também do trabalho dos sacerdotes que passaram pela igreja ao longo desses 100 anos, como o Cônego João de Araújo Pedrosa e o Monsenhor Amaury de Paula. “Cem anos de história, cem anos de evangelização, de anúncio da palavra da Deus, de compromisso inarredável com a verdade e de presença no bairro da Encruzilhada”.

Padre Augusto também lembrou que a igreja representa três pontos fundamentais, a imagem de Cristo, a comunidade e o seu papel social. “As paróquias são células vivas da igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis têm uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial”.

O grupo de música da paróquia também participou da solenidade, presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB), com coro e violão interpretando canções de autoria do padre Amaury de Oliveira Paula, que foi pároco da igreja por mais de 40 anos e faleceu no ano 2000, aos 85 anos.

Em 16.06.11, às 18h25.