Ciro Bezerra é cidadão do Recife

“Repórter do povo” e, agora, cidadão do Recife. Natural de São Lourenço da Mata, o radialista Ciro Bezerra conquistou os ouvintes recifenses ao longo de sua trajetória, iniciada em 1986. Nesta quinta-feira (24), sua importância para o município foi reconhecida durante uma reunião solene realizada na Casa de José Mariano. Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), o Poder Legislativo concedeu o título de cidadão do Recife ao comunicador.

Concorrido, o evento deixou o plenário da Câmara Municipal lotado de personalidades dos mundos da política, da cultura e da comunicação, além de familiares e amigos do homenageado. Na tribuna, Almir Fernando comentou a biografia de Ciro Bezerra – e a relevância do título de cidadão. “O título é dado às pessoas que têm relevantes serviços prestados à cidade. É o caso de Ciro Bezerra. Ele tem ajudado nossas comunidades. Muitas vezes, temos uma reivindicação e pedimos à imprensa para ajudar. Ciro Bezerra tem cobrado e sido enfático nas cobranças para ajudar aqueles que mais precisam. Fiquei muito feliz porque, além de ter aceitado receber este título, ele tem valorizado a organização dele.”

Após a entrega do título – e de um ramalhete à esposa do novo cidadão recifense, Alba Bezerra – músicos foram convidados a se apresentar no plenário. Os forrozeiros Beto Ortiz, Ed Carlos e Nádia Maia fizeram parte da intervenção musical. Ao final do evento, também se apresentou a agremiação carnavalesca Urso Branco de Cangaçá, de São Lourenço da Mata.

Ao subir à tribuna, Ciro Bezerra relatou a história de sua paixão pela comunicação, do aparelho de rádio valvulado da infância à contratação pela TV Jornal, em 2004. Ele falou do impacto social da profissão e dedicou a homenagem aos colegas e espectadores. “A nossa relação profunda com o Recife começa no rádio e passa para a televisão. Conheci, com a Rádio Jornal e a TV Jornal, todo o Recife. Sei de dores e sentimentos, alegrias e tristezas, de várias famílias. Tive a oportunidade de visitá-las por meio da TV. Começa aí um caráter de pertencimento. Este é um título de categoria. Ele é dirigido diretamente a todos os radialistas de Pernambuco. Tomo a liberdade e a ousadia de representá-los neste instante. Quero dividir esta homenagem com meus colegas.”

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques. Compuseram a mesa da solenidade o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o prefeito de Olinda, Lupércio Nascimento, além da deputada federal Luciana Santos, do deputado estadual Vinícius Labanca e do gerente de jornalismo da TV Jornal, Washington Luiz.

Em 24.05.2018, às 18h13