Comissão de Educação aprova criação de clínica-escola para pessoas com TEA

O Recife pode ganhar um equipamento voltado para a educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para a capacitação de profissionais especializados no tema. A clínica-escola é alvo do projeto de lei nº 218/2019, que tramita na Câmara do Recife. Nesta quarta-feira (18), a proposta recebeu um parecer pela aprovação da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa.

De autoria do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), o projeto foi destacado pela presidente do grupo, a vereadora Ana Lúcia (PRB). Ela afirmou que a iniciativa reflete as discussões sobre o TEA promovidas recentemente na Câmara tanto por Maguari como pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido).

“A gente tem certeza da construção legítima desse projeto, porque ele surge no meio das pessoas que estão lá na ponta: as famílias, professoras, pessoas com autismo. Temos certeza que a execução desse projeto vai contemplar toda a população de pessoas com autismo do Recife”, disse a presidente.

Caso seja aprovada pelo plenário e sancionada pelo Poder Executivo, a clínica-escola vai oferecer assistência clínica e atendimento educacional especializado. Vai, também, treinar profissionais e desenvolver pesquisas, currículos, métodos, técnicas e recursos educativos e organizacionais específicos. A assistência em saúde deverá contar com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de psicologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia.

Reunião na Prefeitura – Ana Lúcia também destacou a realização de uma reunião com o secretário de Governo e Participação Social, João Guilherme Ferraz, que contará com a participação da Comissão. No encontro, deve ser discutida a possibilidade de mudanças no plano de cargos e carreira dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).

“Recebemos, no seio da Comissão, uma representante de um grupo de ADIs. Elas não se sentem contempladas com o plano porque estão fora de sala de aula, por diversas razões. Elas querem colocar para a Secretaria de Governo a desvantagem de estar em outras funções. Achamos o pleito justo e vamos levá-lo para que a Prefeitura possa se posicionar”, relatou a vereadora.

Em 18.09.2019, às 15h35