Comissão de Educação aprova criação do Dia de Conscientização da Síndrome de Tourette

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quarta-feira (11) para votar pareceres a três projetos que tramitam na Casa. Todas as propostas foram aprovadas – dentre elas, o projeto de lei nº 151/2019, que visa instituir o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Tourette.

A Síndrome de Tourette é uma perturbação neurológica caracterizada por tiques motores e vocais que atinge, principalmente, crianças e adolescentes entre os dois e os 15 anos. Os tiques podem ser simples, como piscadelas dos olhos, ou mais complexos, como a emissão involuntária de palavras obscenas.

Caso o projeto nº 151/2019 seja aprovado pelo plenário e sancionado, a data de conscientização ficará marcada no calendário municipal no dia 7 de Junho. O projeto de lei é de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), presidente da Comissão de Educação.

Ao final da reunião, a parlamentar lembrou que seu mandato realizou uma audiência pública sobre o tema no dia 11 de Junho deste ano. “As famílias, que estão se organizando em grupos, trouxeram a pauta para que pudéssemos dar essa força. O projeto tem a ideia de levar palestras e ações de conscientização para que as famílias possam ser ajudadas. E para que os órgãos públicos busquem profissionais que ajudem a fechar diagnósticos e, por que não, oferecer um tratamento.”

Além de Ana Lúcia, participaram do encontro a vereadora Aimée Carvalho (PSB) e o vereador Hélio Guabiraba (sem partido), membros da Comissão. Além dos três projetos discutidos e votados, foram distribuídos outros seis para a emissão de pareceres dos relatores.

Em 11.09.2019, às 15h32