Cônsul-geral da China visita Câmara Municipal do Recife

A cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing, realizou uma visita de cortesia à Câmara do Recife na manhã desta quinta-feira (1º), para conhecer a sede do Legislativo Municipal, onde será realizada a solenidade programada para o Dia Municipal da Imigração Chinesa, 15 de agosto. A representante diplomática, acompanhada de assessores, foi recebida pelo presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB), e conheceu o plenário, plenarinho e Salão Nobre.

Yan Yuqinq disse que foi um momento para estreitar laços entre o Recife e a China, através da Câmara Municipal. “O Recife tem cerca de quatro mil imigrantes chineses que aqui trabalham e vivem, contribuindo para o desenvolvimento econômico e desenvolvimento da cidade”, disse. A cônsul-geral e o presidente da Câmara do Recife discutiram sobre a solenidade do dia 15, que ocorrerá às 18h. Será comemorado não só o Dia Municipal da Imigração Chinesa, como também os 45 anos de restabelecimento das relações diplomáticas.

A imigração chinesa no Brasil tem mais de 200 anos. “O Dia Municipal da Imigração Chinesa vai contribuir para encorajar as condições de vida dos chineses no Recife e estreitar laços na área cultural”, afirmou Yan Yuqing. Durante a conversa com o vereador Eduardo Marques, ela recebeu um livro que contém a história do patrono da Câmara, o abolicionista José Mariano. E entregou ao presidente do Legislativo um quadro em bico de pena com um cenário da China, além do livro cujo título é: “A governança chinesa”, de autoria do presidente chinês Xi Jinping.

Eduardo Marques afirmou que, tanto a visita da cônsul-geral quanto a solenidade agendada, servirão para estreitar os laços do Recife e do Poder Legislativo Municipal com a China. “Trata-se de um dos países mais importantes do mundo. É fundamental estreitar os laços de cooperação com os chineses, como também reafirmarmos a nossa amizade”, observou. O Dia Municipal da Imigração Chinesa está previsto na Lei Municipal número 18.588/2019, de autoria do vereador Eduardo Marques.

O vereador explicou que a legislação foi criada em harmonia à Lei Federal Nº 13.686, de 26  de junho de 2018, data alusiva ao Dia Nacional da Imigração Chinesa. “A data foi a escolhida porque neste dia, em 1900, ocorreu a chegada oficial dos primeiros imigrantes chineses ao Brasil, segundo registros oficiais”, explicou. O vereador destacou que a data é uma homenagem justa porque existe, atualmente, uma influência da cultura chinesa no Recife.

Em 1º.08.2019, às 12h56.