Homenagem destaca Dia Estadual Mulher em Evidência

Para comemorar o Dia Estadual Mulher em Evidência, criado pela lei 16.824/18, celebrado todo dia 30 de abril, a vereadora Ana Lúcia (PRB) realizou reunião solene na Câmara do Recife, na noite desta segunda-feira (07). A proposta, segundo ela, tem por objetivo valorizar as obras desempenhadas por mulheres que se destacaram por trabalhos realizados, mas mesmo assim estão no anonimato. Por isso devem ser reconhecidas publicamente. Ao todo foram homenageadas 50 mulheres.

A vereadora destacou que era importante afirmar que o Dia Estadual Mulher em Evidência surgiu em homenagem ao Prêmio Mulher Evidência, criado em 2010 pela jornalista Cláudia Montes. “Com esta reunião, prestamos homenagens a todas as mulheres que no seu dia a dia colaboram, de forma direta e indireta, com o crescimento da nossa cidade”. Ana Lúcia disse que era preciso refletir sobre o fato de que ser comum não coloca as pessoas em evidência, sendo necessário algo que as torne diferente. Por isso, disse ela, a ideia dessa homenagem é exatamente andar na contramão e homenagear mulheres comuns. “As nossas homenageadas se destacaram pela determinação em alcançar seus objetivos e assim inspirar outras mulheres”.

Samia Verás, presidente da Associação das Mulheres Plus Size de Pernambuco, disse que "todas podemos levar outras mulheres à evidência, porque ser evidência é evidenciar e trazer outras ao nosso convívio, ser solidárias uma com as outras, este é nosso fundamento". Já a psicanalista Claudeny Spinelli ressaltou que o empoderamento feminino vem ganhando visibilidade na sociedade, mas mesmo assim é possível encontrar muitos ambientes contrários. “Essa lei nos evidencia e dá vez e voz às mulheres”.

Cláudia Montes, inspiradora da lei estadual, disse estar orgulhosa do que faz e por servir de modelo a outras mulheres a se sentirem fortes e obstinadas. “Hoje estamos fazendo história, não uma história qualquer, mas uma que transcende a política, a ciência. Minha gratidão às mulheres que vivem no isolamento e no anonimato, aquelas que ninguém lembra. Elas estão aqui sendo lembradas”.

Ossesio Silva, deputado estadual e autor da lei, lembrou que desde 2010 vem trabalhando com a inspiradora da proposição, que, segundo ele, agrega todas as classes. “Em meio a tanto preconceito e situações adversas, esta festa conseguiu reunir tanta gente. Temos de ser fortes porque os fracos ficam pelo caminho. As mulheres são guerreiras e, como elas, os negros também sentem na pele o preconceito”.

Priscila Krause, deputada estadual, lembrou com emoção a passagem dela por esta Casa, aonde iniciou a carreira política. Disse que sentia uma emoção diferente e era com esta emoção que saudava a todas as homenageadas. “O grande objetivo de mulheres que militam no universo feminino é fazer dessa causa a causa de todos, incluindo homens, porque ao aderir a essa causa mostram a relevância da mesma. Nossa luta é que cada uma seja aquilo que quiser ser”.

 

Em 07.05.2018 às 20h46.