Isabella de Roldão debate realidade de Brasília Teimosa

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira, 27, para debater o tema “Saneamento, urbanização e a legalização voltada para de Brasília Teimosa”. Localizada na Zona Sul do Recife, a comunidade tem um histórico de luta e resistência que remota a 1947, quando ocorreu a ocupação. “A luta de Brasília Teimosa tem que ser de todos, quanto mais gente envolvida na discussão, mais a comunidade será assistida”, disse a vereadora. Ela acrescentou que ainda tem pela frente um ano e meio de mandato e que vai dedicar esse tempo a dar visibilidade à causa dos moradores. “É uma persistência que precisa acontecer”, observou.

No início da audiência pública, a vereadora apresentou slides com fotos da comunidade e recortes de jornais que dão conta de que a construtora Rio Ave pretende construir uma torre em Brasília Teimosa. Seria o Hotel Renaissance, de cinco estrelas, na Rua Badejo, com 44 pavimentos. O hotel, dizem os recortes, criariam “um novo referencial turístico para Pernambuco” e ficaria onde hoje funciona o Iate Clube do Recife. Outro recorte de jornal, da coluna social de João Alberto, apresentado pela vereadora, diz que “estão avançadas as negociações” para instalação de um teleférico, ligando Brasília Teimosa ao Bairro do Recife. “Claro que ele não será um teleférico para garantir o lazer dos moradores”, disse a vereadora.

Brasília Teimosa fica localizada no Pina. O histórico da comunidade é marcado por violações, mas também por formas de resistência que até hoje permanecem. “Essa comunidade foi sempre marcada por uma intensa luta em defesa de seus anseios, conseguindo permanecer num local valorizado e de interesse de grupos econômicos e políticos poderosos”, disse Isabella de Roldão. Participaram da mesa de debates o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Luís della Mora; o coordenador do Fórum Prezeis, Edvaldo Santos; a secretária Executiva da Secretaria de Habitação do Recide, Renata Lucena e a superintendente substituta do Patrimônio da União em Pernambuco, Kátia de Sousa.

O professor Luís della Mora lembrou que, na década de 1970, antes das legislações urbanísticas, o Conselho de Moradores de Brasília Teimosa conseguiu barrar a construção de um projeto habitacional de classe média alta para a área. “Brasília Teimosa precisa de liderança comunitária e política. Precisa, sobretudo, de união, para continuar lutando pelo interesse comum. É preciso reafirmar o que foi construído e o que foi constituído até aqui”,alertou.

O coordenador do Fórum Prezeis, Edvaldo Santos, foi nesta mesma linha. “Aquele é um dos pedaços de terra mais caros do Recife. A nossa grande luta é que a Prefeitura do Recife não seja a grande empleiteira das construtoras”, criticou. Segundo ele, a área onde estava prevista a construção do hotel “foi congelada depois de muita briga”. Em seguida, questionou: “Mas, esse espaço continuará congelado até quando? Estamos lutando contra aqueles que têm muito dinheiro. Vamos deixar as divergências de lado e lembrar que se chegamos até aqui foi por causa da luta de cada na comunidade”, disse.

A secretária Renata Lucena assegurou que a legalização da posse da terra em Brasília Teimosa é complexa. “Na década de 1970 foi feito um levantamento topográfico, quando se descobriu que em Brasília Teimosa havia cerca de 2 mil moradores. No último levantamento, entre 2013 e 2014, outra topografia chegou a 8 mil moradores. O problema é que os 2 mil, da década de 1970, estão registrados em cartório”, disse. Ela acrescentou que, para fazer a regularização é preciso “cumprir uma normatização jurídica e estamos tentando regularizar junto aos cartórios”. Renata Lucena também negou que exista, hoje, na Prefeitura do Recife, um projeto de construção de um grande hotel na comunidade.

A superintendente substituta do Patrimônio da União em Pernambuco, Kátia de Sousa, afirmou que estão ocorrendo várias reuniões que incluem representantes do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura do Recife visando a regularização. “Além disso, estamos prontos para decretar Brasília Teimosa como Área de Interesse do Serviço Público. Quando isso ocorrer, significa que ela será destinada exclusivamente para habitação social e não aceitará grandes empreendimentos. A portaria precisa ser assinada pela Secretaria do Patrimônio da União.

Em 27.05.15 às 15h30.