Jayme Asfora enfatiza mobilização para substitutivo ao PLE 21/2018

Antes da aprovação do substitutivo ao projeto de lei do Executivo número 21/2018, o vereador Jayme Asfora, atualmente sem partido, pediu para discutir a matéria. “É preciso dizer o que aconteceu com esse projeto. É preciso ver o que houve”, salientou o parlamentar, na tribuna da Câmara, na tarde desta quarta-feira (12). A proposição autoriza a participação do Recife no Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA).

De acordo com Jayme Asfora ao saber do envio do projeto para a Câmara, ele procurou todos os setores e empresas envolvidas no assunto, como o Porto Digital, por exemplo. “Eles analisaram e elaboraram uma nota técnica que  embasou a minha defesa. Eu quero chamar a atenção para a importância da mobilização dessa Casa”, disse o parlamentar. “Eu apresentei uma emenda ao projeto e o setor levou para a Prefeitura. A Prefeitura recusou a minha emenda, mas enviou um substitutivo que é igual a minha emenda. Não quero polemizar, porque vou votar favorável, pois esse é o desejo do setor”.

Ele leu trechos do artigo que elaborou e foi publicado no Blog de Jamildo, com o título “Projeto de lei da prefeitura declara guerra às empresas locais de tecnologia”.  Para Jayme Asfora, o projeto previa a licitação, “só que em Santa Catarina”.  Reclamou ainda que outros processos importantes, a exemplo da gestão, modernização e administração, também aconteceriam no Sul do país. Como resultado da mobilização e da publicação do artigo “a Prefeitura mudou de  opinião”, disse.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) disse que concordava com Jayme Asfora. “Esse processo todo diz da importância de um setor que se organiza e luta pelo seus direitos. Diz também da importância de gozar de mandatos que podem interferir”. Ele afirmou ainda que “o projeto limitava a saudável concorrência” e que, por isso,  “havia uma desconfiança do setor de informática da nossa cidade”.

Projetos do Executivo – Além da aprovação do projeto de lei do Executivo número 21/2018, durante a reunião plenária desta quarta-feira, também foram aprovados os de números 18/2018, 19/ 2018 e 24/ 2018 – todos enviados pelo Executivo.

O vereador Hélio Guabiraba  (PRTB) justificou o seu voto “sim” aos projetos. Ele explicou que recebeu uma recomendação contrária do seu partido. A partir de agora, o PRTB informou que passaria a ser oposição ao governo municipal, mas o vereador disse que entendia que as proposições são importantes para o Recife e, por isso, afirmou a sua postura em continuar defendendo os  interesses da cidade.

Em 12.12.2018, às 18h45