Liberato recebe a Medalha do Mérito José Mariano

Dez mandatos, mais velho vereador do país em exercício, também foi prefeito, deputado estadual, municipalista convicto e apaixonado pelo Recife. São muitos os adjetivos para definir o amor e a dedicação de Liberato Costa Júnior (PMDB) a esta cidade plantada no mar. O parlamentar decano recebeu na tarde de hoje, 11, na Câmara do Recife, a mais alta comenda concedida a personalidades ilustres, a Medalha do Mérito José Mariano, também patrono da Casa, no ano em que se comemora o centenário da morte do abolicionista. A comenda foi concedida pela Mesa Executiva da Câmara e a solenidade contou com a presença da grande maioria dos 37 parlamentres que a compõem, além do Prefeito da Cidade, João da Costa, deputados estaduais, desembargadores servidores da Casa e público.

Coube ao presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT), fazer a saudação a Liberato Costa Júnior, nascido no bairro da Boa Vista, aos 11 de abril de 1918, completando ontem 94 anos. Por uma feliz coincidência, Liberato Costa Júnior, o Liba como é carinhosamente chamado, estudou o primário na antiga Escola Normal, onde hoje é a sede desta Câmara Municipal. Jurandir Liberal em seu discurso lembrou que o parlamentar ingressou na política pela União Democrática Nacional, e candidatou-se pela primeira vez em 1951, ficando na suplência. Só em 1955 foi eleito vereador do Recife pela UDN. Saiu do partido e foi para o PST.

O presidente lembrou ainda que em 1963, pela vacância dos cargos de Prefeito e vice, respectivamente Miguel Arraes, eleito governador e Artur Lima Cavalcanti, eleito deputado federal, assumiu constitucionalmente a prefeitura, Liberato Costa Júnior. “Na época ele construiu a ponte Limoeiro em concreto, deu início ao alargamento da Estrada da Imbiribeira, criou o Departamento de Mecanização do Recife, hoje Emprel. Também transformou os músicos da Orquestra Sinfônica e da Banda de Música do Recife em funcionários públicos”. Tem mais. Foi autor do projeto que consagra simbolicamente 12 de março a data de fundação da cidade, criou o Diário Oficial, foi autor da emenda à Lei Orgânica decretando feriado muncipal o dia 6 de março em homenagem aos martíres da Revolução Constitucionalista de 1817. Também é autor do projeto criando a Rádio Frei Caneca, além de ter fundado a União de Vereadores de Pernambuco.

Liberato Costa Júnior fez mais do que um discurso de agradecimento. Deu uma aula de história onde enalteceu a figura do abolicionista José Mariano, o patrono da Casa. Além de dar uma aula de elegância ao iniciar os cumprimentos pelo prefeito João da Costa, a quem ele considera um dos grandes prefeitos da cidade. Depois citou nomes de presentes, obedecendo a hierarquia dos poderes. Primeiro os represenmtantes da Assembleia Legislativa, depois os ex-vereadores como André Campos, hoje secretário de Governo,  os colegas parlamentares, ex-colegas vereadores e finalmente o público.

Liberato Costa Júnior agradeceu a fala do presidente da Casa, que em seu discurso lembrou a  trajetória dele como político, especialmente como vereador, cuja biografia se confunde com a história do Recife. “Lamento que o povoi recifense não tenha dado maior representatividade às mulheres. Só temos quatro representantes. Quero quebrar o protocolo para compartilhar as comemorações com meu colega vereador Almir Fernando (PCdoB), que também fez aniversário ontem”.

O decano disse que estava entusiasmado em receber no dia de seu aniversário a Medalha José Mariano, patrono desta Casa, no ano em que completa 100 anos da morte dele. “Escolhi José Mariano como centro de meu discurso por ser o centenário de morte deste grande abolicionista. Quem ganha esta medalha fica impregnado por seus ideais de liberdade e luta pelos mais humildes. Com ou sem mandato vou morrer trabalhando e amando esta cidade”.

O prefeito João da Costa também quebrou o protocolo e discursou em nome do povo da cidade para saudar a homenagem feita a Liberato Costa Júnior, que segundo ele, se dedica há mais de nove décadas a construir uma cidade melhor. “Nós todos em épocas diferentes tivemos a oportunidade de aprender com ele, um republicano que sempre lutou pela democracia. A presença dele será sempre lembrada como um dos artífices do Recife”.

 

Em 11.04.2012, às 18h40