Mulheres Pró-ativas trazem crianças para a Câmara

Através de uma postagem no Instagran da Câmara Municipal do Recife, as professoras do Projeto Social Mulheres Pró-Ativas, que atende à comunidade Rio Azul, de Boa Viagem, viram que era possível trazer os alunos para conhecer a sede do Poder Legislativo Municipal. “A gente não teve dúvidas, entrou em contato com o vereador Aerto Luna (sem partido), que tinha atendido às crianças da reportagem. Afinal, era importante que nós trouxéssemos as nossas crianças também”, disse a cabeleireira Cícera Moreira.

As 16 crianças que têm entre seis e 12 anos, e são atendidas pelo Projeto Social Mulheres Pró-Ativas,  visitaram a Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (23) e foram recebidas pelos vereadores Ricardo Cruz (PPS) e Aerto Luna.  Esse projeto é mantido pelo heroísmo de cinco mulheres que residem na comunidade de Rio Azul, uma rua com esse mesmo nome, localizada nas proximidades da Rua Barão de Souza Leão, na Zona Sul. As Pro-ativas são cabeleireira, técnica em informática e autônomas, que dividem o que pouco que tem “pelo bem das crianças da comunidade”.

As mulheres promovem bazar, pedem doações, e não recebem nenhum centavo dos poderes públicos. “Mas conseguimos dar aulas de reforço, de línguas, de reciclagem, para as crianças”, disse Cícera Moreira, que acompanhou as crianças na visita. “Nós começamos a formar o projeto a partir de festas que realizávamos na semana da Criança, em outubro. Mas, a partir dali, vimos que só a festa não resolvia nada. Há três anos, estamos mantendo o projeto. Não é fácil, mas a gente faz o que pode. Nos dias de aula, até lanche garantimos para as crianças”, disse Cícera.

O vereador Aerto Luna conversou com os jovens no plenário da Câmara. Ele disse qual é o papel de um vereador e a importância do Legislativo para o povo. Ele também explicou para as crianças: “É aqui, neste espaço, onde fazemos os pedidos para ajudar as comunidades”.   No final, as crianças ficaram satisfeitas. “Foi importante trazê-los para cá. Queríamos que eles conhecessem como a cidade funciona, para que  eles adquiram nova visão de mundo”, disse. Os alunos voltaram para casa num coletivo.


Em 23.04.2019, às 14h50.