Renato Antunes comenta atraso na entrega de escola no Ibura

A situação da Escola Professor José Lourenço de Lima, localizada no Ibura, foi tema de um debate na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (16). De acordo com o vereador Renato Antunes (PSC), a nova sede da unidade deveria ter sido entregue em 2014, a um custo de R$ 1,7 milhão. A obra, entretanto, não foi concluída – e uma nova licitação aumentou esse valor inicial para R$ 2,2 milhões.

Segundo o parlamentar, a contratação de uma nova empresa demonstra que a unidade, com capacidade para cerca de 600 alunos, pode ser entregue em breve. Mas a extensão do atraso, por sua vez, revelaria um descaso com a educação.

“Analisando o Diário Oficial, foi constatado que foi feita uma nova licitação. É bom, uma sinalização de que a obra vai acontecer. Mas é em um ano pré-eleitoral, quando as prioridades voltam às metas”, disse Renato Antunes. “Houve um acréscimo de 21% do que foi orçado inicialmente. Quem entende sabe que há um aumento da inflação. Mas é um dinheiro que é gasto por falta de comprometimento. Mais do que o valor financeiro perdido, é o valor do que essas crianças perderam. Elas estão estudando em um ambiente que não tem a mínima condição de ser escola.”

Em um aparte, o vereador André Régis (PSDB) comentou o problema dos atrasos da Escola Professor José Lourenço de Lima e disse que a quantidade de unidades públicas de ensino municipal está ligada à baixa qualidade da educação do Recife. “Fiscalizamos essa escola e denunciamos os atrasos várias vezes. Precisamos continuar, ou ela não vai sair mesmo. A ineficiência é um problema  estrutural. Temos uma rede de escolas muito maior do que deveria ser. São mais de 220 unidades e mais de cem anexos. As escolas são pequenas e grande parte delas funciona em casas adaptadas. Elas não têm condições de escala, porque sequer têm uma quadra.”

Em 16.09.2019, às 17h14