Ronnie Duarte recebe Medalha de Mérito José Mariano

A Câmara Municipal do Recife concedeu, em reunião solene realizada nesta quarta-feira (12), a Medalha de Mérito José Mariano ao presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Preuss Duarte. A homenagem, que reuniu autoridades do mundo jurídico no plenário da Casa, partiu de um projeto de decreto legislativo apresentado pelo vereador André Régis (PSDB).

Graduado em Direito em 1996 pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Ronnie Duarte seguiu desde então as carreiras advocatícia, acadêmica e docente. Foi diretor geral da Escola Superior de Advocacia – onde criou a revista Advocatus –, e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE). Ocupa a presidência da OAB-PE pelo triênio 2016-2018.

Ao subir à tribuna da Câmara, André Régis discorreu sobre o valor da Medalha de Mérito José Mariano – e por que Ronnie Duarte faz jus à homenagem. “A Medalha José Mariano é a mais alta distinção que o município do Recife pode oferecer a um dos seus filhos. Ela é revestida de uma importância enorme. É preciso ser merecedor dessa distinção. É preciso ter serviços prestados ao Recife. Nesse sentido, estamos homenageando alguém que, não apenas em minha opinião, mas na de todos os senhores e senhoras, é merecedor. Quando o conheci, vi um acadêmico. Mas que nós observamos é que foi sua trajetória exitosa que o levou à presidência da OAB-PE. Ali, sempre tive certeza de que sua marca seria a das grandes causas e a da defesa intransigente do interesse público.”

Após receber a Medalha, Ronnie Duarte teceu agradecimentos e falou sobre as lições que a presidência da OAB-PE lhe ensinou. “Em seu discurso, André Régis falou que há 20 anos me antevia como um futuro professor. Naqueles tempos, eu me achava em alguma medida um professor. Hoje, como presidente da OAB-PE, e sei que fui, sou e sempre serei permanentemente um aluno, especialmente no campo das humanidades. Sou uma pessoa melhor, mas tolerante. Se hoje recebo esta homenagem, ela deve ser compartilhada com centenas de pessoas que tornaram a concretização desse sonho possível.”

A reunião solene foi conduzida pelo presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo marques (PSB). Fizeram parte da mesa do evento o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Bartolomeu Bueno, o desembargador federal da 5ª Região Leonardo Carvalho, o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco Stênio Neiva, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região Eduardo Pugliesi, o procurador geral do Estado César Caúla, e a presidente da subsecção da OAB em Ipojuca Jarlenira de Araújo Albuquerque Silva.

Em 12.12.2018, às 19h55