Solene destaca Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco (AEEC/PE)

“Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover-se a si mesmo. Essa frase dita por Platão reflete bem o que esses profissionais, hoje aqui homenageados, significam para a educação da nossa cidade”, disse a vereadora Ana Lúcia (PRB), durante a reunião solene na noite desta quinta-feira (13), que homenageou a Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco (AEEC/PE). O vereador Aderaldo Pinto (PSB) presidiu o evento.

Em Pernambuco, são aproximadamente 187 escolas comunitárias. Em Recife, existem 119 conveniadas à Prefeitura presentes nas mais diversas comunidades. “Em diversos bairros levando às crianças, idosos e adultos o que ninguém pode roubar de ser humano algum, a educação, o conhecimento que sem dúvidas, pode mudar a vida do cidadão”, disse a vereadora Ana Lúcia.

De acordo com a vereadora, compartilhar o conhecimento é peça fundamental para a construção do ser humano e destacou a atividade dos educadores comunitários. “Se tentarmos listar aqui atitudes que contribuem para a mudança do mundo, com toda certeza, o trabalho desses voluntários estaria no topo, pois, não existe nada que contribua mais para o desenvolvimento da sociedade que compartilhar conhecimento e educação. O que se daria em troca de algo que muda sua vida? Como agradecer alguém que, sem ter qualquer obrigação, te contempla com o que de mais precioso você pode ter e deixar para os seus filhos e os filhos de seus filhos?”.

A parlamentar parabenizou os profissionais enaltecendo que todos e todas renovam a esperança de uma cidade melhor. Disse que a educação tem o poder de transformar vidas e é isso o que os educadores levam todos os dias num ato totalmente provido de amor ao próximo. “Hoje, estamos aqui para parabenizar aos mais diversos trabalhadores que realizam esse tão belo e importante trabalho para a cidade do Recife. Saibam que vocês renovam a esperança de uma cidade melhor para todos nós através da propagação da educação. Que a cada dia, atitudes como a de vocês se propague trazendo a esperança e oportunidade de mudança para a vida de muitas pessoas. Muito obrigada ao trabalho de todos vocês”.  Ao final do discurso, a vereadora Ana Lúcia homenageou 12 escolas comunitárias entregando a cada representante um diploma.

A banda Liberdade fez apresentações musicais durante a reunião solene. O grupo é formado por 10 jovens que estão em regime de privação de liberdade e que saíram das unidades para apresentações em eventos pedagógicos, solenidades, entre outros locais, através dos gêneros musicais nordestinos como o forró, xote e baião.

O Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, Bruno Oliveira, pontuou que o momento da educação infantil é essencial à formação das crianças e enalteceu o trabalho dos educadores. “Todo o meu respeito ao trabalho de vocês. Existe um período da vida onde as crianças precisam de orientação. A luta é muito grande e estamos sempre junto com vocês. Que a gente consiga desarmar a sociedade com a educação. É um momento que a gente consegue transformar vidas”.

O Gerente Geral de Articulação da Secretaria de Educação do Recife,  Maurílio Muniz, disse que a vereadora Ana Lúcia tem discutido a questão da educação com muita seriedade e cordialidade e enfatizou os 33 anos da AECC. “É uma emoção muito grande porque fui oriundo de uma escoa comunitária no Alto do Mandú. Temos uma missão muito árdua, mas tenho muita esperança no futuro e que daqui para frente haverá conquistas. Muitos jovens são profissionais graças a essas escolas. Vejo lugares onde empenho e capacidade desses profissionais. Quando vejo pessoas comprometidas como hoje, a cidade muda”.

Muito emocionada, a presidente da Associação das Escolas Comunitárias, Ivanete Paulino Tavares, detalhou os 33 anos da entidade lembrando das conquistas e desafios. “Em 1985, quando foi fundada a Associação, já existia o movimento das escolas comunitárias. Daí foi surgindo necessidade de ter uma instituição que representasse juridicamente fortalecendo a luta da educação no Recife e nasceu a AEEC/PE. Nesses 33 anos, muitas parcerias, inclusive internacionais, e ainda com o governo e universidades aconteceram. Além de cursos de formação para professores, merendeiras e gestores”.

Ivanete Paulino Tavares lembrou que são 27 escolas atendendo a 1688 alunos no Recife e citou que a agenda de atividades da AECC/PE do ano que vem já está sendo trabalhada.  “Vivemos momentos bons e ruins, mas com muita perseverança e luta estamos aqui, hoje. Obrigada pela presença das escolas, equipes e mães de alunos por este momento tão valoroso na Casa de José Mariano. Em 2019 estaremos preparados os desafios que poderão vir pela frente. O nosso muito obrigada para a vereadora Ana Lúcia. Finalizo minha fala lembrando o pensamento de Aristóteles: A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.

 

Escolas homenageadas:

1. Escola Comunitária Maria Estevão

2. Centro Educacional Cristo Salva

3. Centro Educacional Esportivo Cultural

4. Lar Fabiano de Cristo

5. Associação Cristã Feminina de Recife

6. Lar da Esperança Durval Câmara Madureira

7. Centro Educativo Jardim das Oliveiras

8. Creche Beneficente Amiguinhos

9. Centro Comunitário Semente do Mundo Novo

10. Centro Educacional Redenção

11. Escola Comunitária Futuro do Amanhã

12. Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem

 

Em 13.12.18 às 20h56.

registrado em: aderaldo pinto