Notícias

Reconhecido como o canal de televisão aberto que produz a maior programação local de Pernambuco, levando ao ar coberturas de carnaval, festejos juninos e festas de inverno de variadas regiões de Pernambuco para o mundo, a TV Nova Nordeste foi homenageada pela Câmara Municipal do Recife. Através do vereador Almir Fernando (PCdoB), uma reunião solene foi realizada, na noite desta terça-feira (20), para destacar a importância do veículo de comunicação que completa 18 anos. Segundo o parlamentar, a emissora inclui o Estado e seu povo na programação diária desde a sua fundação, em 2004.

A Câmara Municipal do Recife concedeu nesta terça-feira (20) o Título de Cidadã do Recife à empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da empresa de varejo Magazine Luiza. A homenagem, que aconteceu no plenário da Casa, foi requerida pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), a partir de um decreto legislativo apresentado pela ex-vereadora Goretti Queiroz. O vereador Paulo Muniz (SD) presidiu a reunião, que foi prestigiada por representantes dos setores empresarial e político. Estiveram presentes o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT).

A necessidade recomposição do quadro dos servidores municipais via concurso público foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Osmar Ricardo (PT) durante a reunião Ordinária desta terça-feira (20). No plenário da Câmara do Recife, o parlamentar lembrou que os servidores públicos são os profissionais responsáveis por concretizar as políticas municipais e que o concurso é a forma mais democrática de selecioná-los. “A Prefeitura precisa repor o que está faltando. Tudo o que acontece na cidade é porque tem a mão de obra dos servidores”, disse.

Com base em dados de uma pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o vereador Rinaldo Junior (PSB) denunciou o “desmonte das políticas sociais, dando ênfase à educação”, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (20). “O descaso do Governo Federal, inclusive com casos de corrupção, mostrou que a educação não é, nunca foi, a sua prioridade”, afirmou. Como exemplo, ele citou o valor do financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é de 39 centavos por dia, por aluno, desde 2017; e o presidente Bolsonaro ainda teria vetado, segundo ele, o reajuste de 34%, que estava previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para 2023.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna nesta terça-feira (20), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, para criticar o discurso do vereador Felipe Alecrim (PSC) sobre a educação no Recife. De acordo com Rinaldo, “a oposição parece que não faz questão de estudar números. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Anos Iniciais, a Rede Municipal do Recife conquistou o primeiro lugar na Região Metropolitana”.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (20), o vereador Felipe Alecrim (PSC) teceu críticas à educação municipal. O parlamentar disse que tem recebido reclamações de que há escolas que ainda estão sem aulas presenciais e cobrou a contratação de professores que foram aprovados na seleção simplificada.

A Câmara Municipal do Recife concedeu o Título de Cidadão do Recife ao deputado estadual Clodoaldo Magalhães, na noite desta segunda-feira (19). A iniciativa partiu do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) e reuniu políticos, amigos e familiares que prestigiaram o evento no plenário. O presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a solenidade.

A 13 dias das eleições presidenciais, a vereadora Dani Portela (PSOL) fez uma avaliação negativa dos quatro anos de mandato do presidente Bolsonaro e lamentou que uma das decisões mais prejudiciais tenham sido o corte do orçamento da educação básica e das universidades para o próximo ano. “Não é por acaso que o governo vem cortando verbas da educação. Ele não quer uma população crítica”, disse, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (19).

O vereador Professor Mirinho (SD) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (19) para repercutir uma ação realizada no conjunto habitacional Ilha de Deus, na Imbiribeira. De acordo com o parlamentar, após o plenário da Casa aprovar um pedido feito por seu mandato, os moradores ganharam melhorias na iluminação pública do local.

O vereador Samuel Salazar (MDB) elogiou a Secretaria Municipal de Esportes pela programação de grandes competições esportivas nas modalidades de skate e natação que foram realizadas no final de semana ou estão previstas para o próximo, de vôlei, no Recife. Há duas semanas, houve o torneio de basquete. “São eventos que colocam a capital de Pernambuco no roteiro dos grandes torneios, que antes não chegavam aqui”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (19).