Notícias

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29), a vereadora Dani Portela (PSOL) destacou o projeto de lei número 371/2021 de sua autoria, que institui o dia 24 de maio como o Dia dos Povos Ciganos na capital pernambucana, que foi aprovado pela Casa e aguarda a sanção do prefeito. Ela falou da importância de debater a data para ressaltar a luta da população cigana por acesso a políticas públicas.

Vice-líder do governo municipal na Câmara do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (29), durante a reunião plenária, para rebater críticas da oposição sobre a gestão do ensino na capital. Aos colegas, ele ressaltou os planos de requalificação e inauguração de unidades da Prefeitura.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (29), o vereador Renato Antunes (PL) dirigiu-se à tribuna para lamentar o fato de que estudantes da rede municipal de ensino de alguns bairros da cidade estariam, segundo ele, sem aula e tendo que retornar às suas casas antecipadamente.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu e aprovou dois requerimentos com votos de aplausos a gestoras de colônias penais femininas e à Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O de número 10.054/2022 faz a indicação porque reconhece a importância da coordenadoria, pelos 11 anos de existência e pelo lançamento do Projeto Recomeçar. Já o de número 10055/2022 faz a indicação para gestora da Colônia Penal Feminina do Recife, Elisângela Maria de Santana, bem como à gestora da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, Ghislane Bandeira de Melo.

A instalação de lixeiras para coleta seletiva e de contentores de lixo, dentro do projeto de sustentabilidade ambiental, da Câmara Municipal do Recife, começou a ser feita na manhã desta segunda-feira (29). Trata-se de uma iniciativa do Poder Legislativo, dentro das políticas de responsabilidade social, educação ambiental e de inclusão social, numa parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). “Esse projeto mobiliza toda a Câmara e terá desdobramentos não só na questão ambiental como também qualidade de vida dos agentes ambientais”, afirmou a assistente social da Divisão de Pessoal, Sandra Melo.

Com 20 anos de história, a encenação da Paixão de Cristo do bairro de Casa Amarela voltou a ser apresentada em abril deste ano, após ser suspensa por dois anos em decorrência da pandemia de covid-19. Na Câmara do Recife, o espetáculo recebeu uma homenagem da Câmara Municipal nesta sexta-feira (26), por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB). A cerimônia, realizada no plenário da Casa, foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB) e contou com a participação de religiosos e participantes da manifestação cultural.

Conhecido como o “Rei do Omelete” e natural de Bezerros (PE), o empresário Geraldo Maximiano de Lima recebeu nesta sexta-feira (26), da Câmara Municipal, o Título de Cidadão do Recife. Por meio de proposição do vereador Hélio Guabiraba (PSB), o novo cidadão foi homenageado em uma reunião solene promovida no plenário da Casa por projetar nacionalmente, com a sua gastronomia, o nome da capital pernambucana. A vereadora Natália de Menudo (PSB) presidiu a cerimônia.

Os cuidados na saúde mental da população, a luta antimanicomial e o engajamento em ações de desencarceramento foram temas destacados durante a homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. O evento, de autoria conjunta da vereadora Dani Portela (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), foi realizado nesta sexta-feira (26), na Câmara Municipal do Recife. Acompanharam a solenidade no plenário da Casa de José Mariano psicólogas, psicólogos e representantes de entidades da categoria.

Por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a Câmara Municipal do Recife entregou a Medalha de Mérito Olegária Mariano à arquiteta urbanista Amélia Maria de Oliveira Reynaldo, em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (25). “Amélia, para muitos Amelinha, é uma recifense que ama o Recife desmedidamente. E talvez aí esteja uma de suas maiores qualidades. Ela vem dedicando, desde os anos 70, quando ingressou na Prefeitura Municipal, ainda estudante de arquitetura, toda a sua labuta em prol de uma cidade melhor, mais justa. Ela é humana, demasiado humana, em tudo o que faz”, disse a vereadora.

Uma entidade que auxilia a criação e articulação dos conselhos municipais de educação brasileiros recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife nesta quinta-feira (25). Requerida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a cerimônia marcou os 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) no plenário da Casa. Autoridades políticas, educadores e gestores prestigiaram o evento, que foi presidido pelo vereador Zé Neto (PROS).