Notícias

Auxílio emergencial para todos os brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade e um Programa de Renda Básica Universal para os que passam fome. Essas ideais, sugeridas para serem tomadas de imediato, foram defendidas pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na reunião Extraordinária, de forma remota, da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (1º).

Nesta segunda-feira (1º), a Câmara do Recife aprovou em primeira e segunda discussões, o projeto do Executivo nº 02/2021, que dispõe sobre o Programa Crédito Popular do Recife. Durante a reunião ordinária remota, a vereadora Dani Portela (PSOL) demonstrou apoio à proposta, mas chamou a atenção para uma lacuna em seu texto: a instituição e detalhamento do Conselho Gestor que deve garantir o controle social do programa.

O vereador Samuel Salazar (MDB) defendeu a aprovação do projeto de lei do Executivo nº 02/2021 que institui o Programa de Crédito Popular do Recife, no valor de R$ 3 mil, com juros de 0,99% ao mês, em doze parcelas. Lembrou que a última parcela será paga pela Prefeitura do Recife, caso o tomador tenha pago todas as anteriores em dia. Isso, segundo ele esclareceu na manhã desta segunda-feira (1º), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que nesta circunstância o juro final será zero.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) lembrou que está na base do Governo para ajudar na melhoria das ações e maior velocidade das mesmas, com menos burocracia, mas ressaltou que estar do lado da gestão não significa fechar os olhos aos acontecimentos. Segundo ele, a cidade amanheceu em um verdadeiro caos por causa das chuvas e que teme que se repitam acontecimentos do passado nos morros da cidade. O vereador enfatizou na manhã desta segunda-feira (1º), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que foi eleito pelo povo e precisa esclarecer as funções do Executivo e do Legislativo, além de dar respostas à população.

Para homenagear o livreiro Tarcísio Pereira, morto mês passado em virtude da covid-19, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) propôs o projeto de lei ordinária 43/2021, denominando a Rua Sete de Setembro, local onde se encontrava a famosa Livraria Livro Sete por anos, em Rua Livreiro Tarcísio Pereira. Ela disse na manhã desta segunda-feira (1º), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que aguarda o parecer do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-PE). Ela propôs ainda os projetos de lei ordinários 35/2021; 36/2021 e 37/2021 todos no sentido de criar políticas contra a gordofobia, instituindo uma semana informativa e medidas concretas nos serviços de saúde e escolas.

O vereador Renato Antunes (PSC) fez uma análise do projeto de lei do Executivo, nº 02/2021, que dispõe sobre o programa Crédito Popular do Recife. Ele ressaltou o diálogo entre os parlamentares e a Prefeitura e citou aspectos que deveriam ser aperfeiçoados na proposição. Os assuntos foram levantados durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (1º), via videoconferência.

Ao discutir o projeto de lei do Executivo número 02/2021, que dispõe sobre o Programa Crédito Popular do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) fez elogios e críticas à Prefeitura Municipal. Ela debateu a matéria, que foi aprovada por unanimidade, durante reunião Ordinária e Extraordinária, da Câmara, realizadas por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) se pronunciou durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal desta segunda-feira (1º) para fazer um apelo aos recifenses. A parlamentar, que se mostrou preocupada com o aumento da ocupação dos leitos de hospitais em decorrência da pandemia de covid-19, pediu para que a população e os comerciantes da cidade observem os protocolos de segurança para conter a doença.

Num discurso de pesar em homenagem à ex-primeira dama de Pernambuco, Cléa Borges, o vereador Alcides Cardoso (DEM) disse que “estamos vivendo um tempo de saudades”. Ela faleceu sexta-feira, dia 26, por complicações da covid-19. O parlamentar fez a homenagem na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º). A Câmara também fez um minuto de silêncio em homenagem a dona Cléa.

No Recife, é proibida a comercialização ou oferta gratuita de canudos flexíveis em material não biodegradável, em especial o plástico, nos estabelecimentos que manipulem alimentos e bebidas. É o que diz a lei nº 18.691/2020, que foi tema de um discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB) na tribuna virtual da Câmara Municipal nesta segunda-feira (1º). Durante a reunião Ordinária remota da Casa, o parlamentar, que é um dos coautores da lei, disse que a norma não está sendo cumprida devidamente.