Notícias

Um dos bairros mais populosos do Recife, que conta com mais de 50 mil habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ibura convive com uma dura realidade: o acesso ao bairro é limitado e existe praticamente uma via principal que permite chegar às comunidades, que é a mesma para sair dela. A vida da população é descrita como um caos no que diz respeito à mobilidade, pois os moradores se sentem prejudicados no direito de ir e vir. Para tentar equacionar esse problema, o vereador Paulo Muniz (SD) realizou audiência pública na tarde desta terça-feira (2), visando buscar soluções para criação de um novo acesso ao bairro.

“Nós precisamos cuidar, valorizar e buscar incluir as pessoas”, disse o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ao ressaltar o dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (2), o parlamentar relatou desafios enfrentados por famílias que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Aprovado em segunda discussão durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (2), o projeto de lei Ordinária (PLO) número 193/2022, de autoria do vereador Zé Neto (PROS), dispõe sobre a instalação de caixas coletoras para retenção de material sólido nas obras e serviços de construção e manutenção de bueiros e galerias de águas pluviais realizados em empreendimentos privados no município do Recife. “Hoje é um dia especial para nosso mandato, pois conseguimos uma grande vitória com a aprovação desse projeto. Através dele, estamos dando a nossa contribuição para transformar o Recife numa cidade melhor”, afirmou o parlamentar, que também agradeceu a diversas pessoas que foram importantes desde o momento de elaboração, passando pela tramitação, até chegar à aprovação da proposição.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a vereadora Liana Cirne (PT) levou à tribuna da Câmara do Recife uma cartilha como o tema “Compreender a pessoa autista. Cartilha para uma relação respeitosa e saudável”, e reforçou a importância da sociedade rever a forma de lidar com os autistas, respeitando as estereotipias de cada um. O pronunciamento ocorreu durante a reunião plenária da Casa, nesta terça-feira (2).

Ao falar sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o vereador Victor André Gomes (União Brasil) destacou o projeto de lei Ordinária número 294/2023, que dispõe sobre o prazo de validade do laudo médico que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o parlamentar pontuou a importância da proposta para desburocratizar o acesso a serviços e também para beneficiar a todas as famílias de pessoas autistas.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) tratou de dois temas durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2). Um deles foi a decisão do Governo Federal de não realizar eventos oficiais que trouxessem para reflexão os 60 anos do golpe militar de 1964, que foi lembrado entre os dias 31 de março e primeiro de abril; e o outro, a necessidade de haver uma melhor divulgação do plano de contingência da Prefeitura do Recife, que prevê obras para reduzir os danos em áreas sujeitas a inundações e deslizamentos de barreiras durante o inverno.

Na manhã desta terça-feira (2), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária, para defender o requerimento nº 2678/2024, de sua autoria, formulando apelo à Polícia Militar de Pernambuco para que sejam devolvidos aos profissionais de grafite os materiais apreendidos em ação na Galeria Lama, nas dependências do Edifício de Douro, no bairro Santo Antônio, realizada no último dia 27 de março.

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a vereadora Elaine Cristina (PSOL) apresentou na tribuna da Câmara Municipal do Recife números sobre o autismo na cidade, além de abordar os desafios enfrentados pelos familiares e propor uma reflexão: "Este é um momento crucial para aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista [TEA] em nossa sociedade". O pronunciamento da parlamentar ocorreu durante a reunião plenária desta terça-feira (2).

Para conhecer na prática como ocorre o processo de elaboração e votação das proposições no Poder Legislativo Municipal, os alunos do curso de Direito da Universidade Salgado Oliveira (Universo) visitaram a Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (2). Eles foram recebidos pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), que falou da rotina da Casa de José Mariano, das atividades parlamentares e dos projetos de lei que interferem na vida da população.

Uma mulher formada na Faculdade de Direito do Recife, em 1961, que durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) defendeu centenas de presos políticos. Uma atuação considerada corajosa e incansável. Mércia Albuquerque faleceu no ano de 2003, mas o seu trabalho em prol dos direitos humanos vem marcando gerações. Na noite desta segunda-feira (1º), ela foi homenageada na Câmara Municipal do Recife durante solenidade realizada por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT).