Notícias

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP) assumiu no último sábado (10) o exercício do Governo do Estado, função que deve ocupar até o dia 16 de novembro. Nesta segunda-feira (12), o governador em exercício – que é ex-vereador do Recife – prestou uma visita à Casa de José Mariano.

“Gostaria que toda essa Casa estivesse envolvida na causa da Laurinha, que tem Amiotrofia Espinhal, uma doença neuromuscular. Ela precisa de uma cirurgia com urgência para a colocação de uma sonda alimentar”. O apelo foi feito pela vereadora Michele Collins (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 12.

Um grupo de representantes dos aprovados no concurso realizado pela Prefeitura do Recife para o cargo de agentes administrativos escolares em 2014 foi recebido pela Casa de José Mariano nesta segunda-feira (12). Eles participaram de uma reunião na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara para cobrar as nomeações de 195 aprovados – o concurso prescreve em janeiro de 2019.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região foi agraciado com o Título de Cidadão do Recife na tarde desta quinta-feira (8). Nascido em Gravatá em 1953, o desembargador Manoel de Oliveira Erhardt recebeu a homenagem no plenário da Casa de José Mariano, onde foi prestigiado por personalidades das esferas jurídica e política. A iniciativa pelo título partiu do vereador Antonio Luiz Neto (PTB).

Na reunião da Comissão de Planejamento Urbano e Obras, realizada na Sala das Comissões da Câmara do Recife (08), foram analisados 11 projetos de lei, dos quais oito foram votados e aprovados, sob a coordenação do vereador Rodrigo Coutinho (SD),presidente do colegiado. Participaram da reunião o vereador André Régis (PSDB), e assessores técnicos.

O vereador André Régis (PSDB) repercutiu a importância do II Seminário Internacional de Iluminação Pública do Recife, que reúne gestores e especialistas no assunto. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta quarta-feira (07), ele destacou alguns pontos que pode presenciar durante o evento pela manhã, onde assistiu a palestra proferida por Pierre Hay, prefeito da cidade de La Montage, na França. Segundo o parlamentar, enquanto nós observamos na capital pernambucana, a ligação entre a falta de iluminação pública e a violência urbana, na França não há essa relação.

Durante a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), na tarde desta quarta-feira (7), foram discutidas e analisadas as seis emendas restantes ao Plano Plurianual (PPA), bem como as 140 emendas propostas pelos parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA), 2018/2021. A expectativa agora é que nas próximas reuniões da Comissão sejam aprovados os relatórios contendo os pareceres dos membros do colegiado.

Com mandato focado especialmente na educação, o vereador André Régis (PSDB), pediu através de requerimento 530/18, reparos na escola do Córrego do Jenipapo, onde segundo ele, há rachaduras na parede ao lado da encosta, conserto de rachadura na caixa d’água, melhoria na iluminação e acessibilidade.

Uma carta anônima encontrada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, cujo conteúdo ameaça doze professores e alunos de banimento da academia, foi o centro do discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL), na Câmara do Recife (07).

Estava prevista na ordem do dia, mas terminou não acontecendo na reunião ordinária desta quarta-feira (7), a votação do substitutivo da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana ao projeto de lei 11/2018, do Poder Executivo. Ele dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais no município do Recife. No momento em que a matéria seria debatida pelos vereadores, duas emendas foram apresentadas em plenário, o que obrigou a retirada de pauta.