Notícias

Concedida a pessoas que tenham alcançado destaque em atividades culturais, políticas, científicas e sociais, a Medalha de Mérito José Mariano foi entregue na noite desta quinta-feira (7) ao advogado e cônsul honorário Finlandês no Recife, com jurisdição para os Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, Gilberto Flávio de Azevedo Lima. A honraria é a mais importante comenda do Poder Legislativo Municipal e precisa ser aprovada pelos parlamentares, em reunião plenária. A iniciativa foi da vereadora Aline Mariano (PP).

O advogado Antônio Braz nasceu no município de Bom Jardim, no Agreste pernambucano, mas foi no Recife que construiu uma carreira sempre em expansão. Hoje sócio de um escritório que opera com mais de 300 colaboradores, Braz recebeu nesta quinta-feira (7), o Título de Cidadão do Recife, no plenário da Câmara Municipal. Prestigiada por autoridades do campo jurídico, a cerimônia foi realizada por iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB) e presidida pelo vereador Chico Kiko (PP).

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (7), por videoconferência, para analisar 13 proposições de autoria de diversos parlamentares. Destas matérias, uma foi rejeitada e foram aprovados 10 projetos de lei e dois projetos de decreto legislativo (PDL). Estiveram presentes o presidente do colegiado, Zé Neto (PROS), além dos vereadores Rinaldo Junior (PSB), Samuel Salazar (MDB) e Michele Collins (PP).

Para comemorar o "Dia Municipal do Círculo de Oração", previsto na lei municipal número 18.022/2014, originada em projeto de lei de sua autoria, a vereadora Michele Collins (PP) realizou reunião solene na tarde desta terça-feira (5), na Câmara Municipal do Recife. “A solenidade de hoje constitui um importante momento para compartilharmos a fé e fortalecermos o Evangelho”, afirmou a parlamentar, fazendo referência à data, que é comemorada todos os anos no dia 6 de março. Durante o evento, ela homenageou e entregou certificados a 42 dirigentes de círculos oração de várias igrejas e denominações.

A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (5), um requerimento do vereador Ronaldo Lopes (PSC) que indica à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) a realização dos serviços de pavimentação e drenagem de um trecho da rua Jornalista Waldete Agra, no bairro do Passarinho, na capital. Ainda durante a reunião, o parlamentar autor da proposta ocupou a tribuna do plenário da Casa para agradecer aos colegas pela aprovação e para salientar a necessidade dos serviços.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a vereadora Liana Cirne (PT) destacou dois requerimentos de sua autoria, que versam sobre voto de aplausos e louvor à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. “Esses aplausos são concedidos pela atuação brilhante da CNBB na frente de uma campanha linda, a Campanha da Fraternidade, que reforça a nossa fé cristã e católica durante a Quaresma, assim como um desagravo ao nosso arcebispo, que foi atacado por grupos mobilizadores do YouTube”, disse.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) criticou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a decisão da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para que as semifinais do Campeonato Pernambucano 2024 aconteçam com torcidas únicas. Segundo ele, a decisão é justificada em decorrência da ausência de segurança pública, mas em sua opinião, a deliberação “pune o verdadeiro torcedor pernambucano, pune o espetáculo, a torcida que realmente vai a campo” assim como também “afasta o público visitante dos clássicos”.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) dirigiu-se à tribuna, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (5), para ressaltar o requerimento nº 1486/2024, de sua autoria, concedendo voto de aplausos ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), pelo aniversário de 27 anos de fundação. “Repletos de dedicação e um compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes que lutam contra o câncer”, enfatizou a parlamentar.

O líder da bancada do Governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (5), que a empresa que cuida do setor elétrico em Pernambuco, Neoenergia, antiga Celpe, não está colaborando nos serviços de podas de árvores nas ruas do Recife. Segundo ele, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) pede para a empresa de eletricidade desligar os fios de alta tensão que cruzam os postes das ruas, para viabilizar o serviço solicitado pela população, mas não vem recebendo respostas.

A polêmica envolvendo a construção de uma estrutura para acomodar um restaurante sobre dois prédios localizados no Recife Antigo foi tema de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) nesta terça-feira (5), na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária, o parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública para debater a instalação do projeto privado, que promete interligar a cobertura de dois edifícios de valor histórico localizados nas proximidades do Marco Zero.