Notícias do Vereador

Coutinho defende criação de espaço para ciclista no Jardim Santa Helena

Após reunião com os moradores da comunidade Jardim Santa Helena, na Iputinga, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) conseguiu a aprovação de um requerimento na reunião ordinária desta terça-feira (18), indicando à presidência da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) do Recife a necessidade de implantação de uma ciclovia ao longo das avenidas Historiador Jordão Emereciano e Ministro João Alberto. Essa ciclovia, segundo ele, quando construída, deverá se interligar às já existentes na Iputinga, além de outras dos bairros do Engenho do Meio e do Cordeiro, que são vizinhos.

Câmara aprova projeto de lei que proíbe uso de canudo de plástico

A Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação o projeto de lei 119/2019, que proíbe o uso de canudos de plástico em estabelecimentos que manipulem alimentos e bebidas. A proposta é de coautoria dos vereadores Rodrigo Coutinho (SD), Rinaldo Júnior (PSB), Alcides Teixeira Neto (PSB) e Eriberto Rafael (PTC) e foi aclamada em segunda votação na reunião ordinária da tarde desta terça-feira (18). Agora, o documento seguirá para a Prefeitura do Recife para avaliação do prefeito Geraldo Julio, que tem a prerrogativa de sancioná-lo ou não.

Rodrigo Coutinho debate assédio moral e sexual contra meninas e mulheres

Para promover um momento de reflexão sobre o assédio moral e sexual contra as mulheres, ao mesmo tempo compreender como estão sendo desenvolvidos os trabalhos na referida área e como o Poder Legislativo Municipal pode atuar para fortalecer essas ações, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira (9). Ele é autor do projeto de lei 324/2019, que institui o Programa ‘Com elas, não!’ nas escolas municipais do Recife e cujo texto está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; de Direitos Humanos e Cidadania; de Finanças e Orçamento; de Segurança Cidadã; e de Políticas Públicas da Juventude, para análise e emissão dos pareceres.

Comissão Especial volta a debater emendas ao Plano Diretor do Recife

A segunda reunião para análise das 530 emendas propostas pelos vereadores ao Plano Diretor do Recife foi realizada, na manhã desta quinta-feira (13), pela comissão especial criada para revisar o mecanismo legal que vai orientar as políticas públicas e estabelecer normas para o meio ambiente, mobilidade, uso e ocupação do solo, habitação social, entre outros temas urbanos. “Nosso objetivo, desde o ano passado, quando começamos a analisar o texto original enviado pelo Poder Executivo, é ampliar o debate do Plano Diretor. Vamos continuar com esse propósito até o final dos trabalhos”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Rodrigo Coutinho (SD).

Projeto combate violência e discriminação contra mulheres

“Com elas, não!”. Esse é o nome de um programa que pretende estimular a valorização de mulheres e meninas nas escolas municipais do Recife. A proposta, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SDD), já está em tramitação na Câmara e será encaminhada às comissões competentes, no início de fevereiro, logo após o recesso parlamentar.

Rodrigo Coutinho comemora avanço do projeto Porto Novo Recife

O início das obras da segunda etapa do projeto Porto Novo Recife motivou um discurso do vereador Rodrigo Coutinho (SD) nesta quarta-feira (11). Da tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar enalteceu aspectos positivos da iniciativa – orçada em R$ 140 milhões, ela deverá gerar 1.430 empregos durante seu período de construção.

Audiência trata dos impactos causados pelo óleo nos rios e mangues do Recife

Diante do aparecimento de manchas de óleo no litoral pernambucano nos últimos meses, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) promoveu uma audiência pública, na manhã desta quinta-feira (19), no plenarinho, para debater o problema. O parlamentar considera de suma importância levar o assunto à Câmara. “Que o poder público compreenda os impactos causados por esse desastre ambiental nos rios e mangues do Recife. O intuito da audiência pública é identificar os prejuízos apresentados até o momento, para que possam ser aplicadas ações que solucionem os problemas já existentes, além de conhecer medidas que impeçam novos desastres”.

Rodrigo Coutinho propõe voto de aplauso a artista plástico

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) pediu através do requerimento 7660/ 2019, voto de aplauso para o artista plástico André Menezes, que transforma lixo reciclado em quadros, esculturas entre outros, por se trata de trabalho de grande relevância. Ele disse na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, que fez diversas audiências e ações de fiscalização e limpeza no Rio Capibaribe. “Vamos reunir pessoas para discutir a questão do óleo que chegou às nossas praias e impactou os pescadores. A gente vê de tudo nos rios, desde carcaças de carros, TVs e sofás. É inacreditável e quando aparece alguém que recolhe e faz disso arte, merece voto de aplauso”.

Comissão Especial analisa emendas ao Plano Diretor

O Plano Diretor do Recife esteve no centro dos debates de uma reunião promovida na Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (10). Presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), a Comissão Especial criada para revisar o mecanismo legal analisou 48 das 530 emendas propostas pelos parlamentares. A elaboração do Plano Diretor, que tem por objetivo orientar a ocupação do solo urbano, é obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes, devendo ser revisado a cada dez anos.

Solene destaca empresas amigas da sustentabilidade e dos animais

“Identificar empresas, produtos e prestadores de serviços que, de alguma maneira, colaboram para promover a proteção e o bem-estar animal e ambiental”. Foi com este objetivo que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) promoveu uma reunião solene em homenagem às Empresas Amigas da Sustentabilidade e dos Animais, na manhã desta terça-feira (03), no plenário da Câmara Municipal do Recife. A parlamentar entregou certificados para 45 instituições. A solenidade foi presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD).

Rodrigo Coutinho repercute ação de limpeza no rio Capibaribe

Um mutirão de voluntários que se reúne para defender o rio Capibaribe, um dos símbolos naturais do Recife. Esse é o Pró-Capibaribe, que realizou no último sábado (9) uma ação de limpeza que partiu da Ilha de Deus, localizada às margens do curso d’água, até o encontro com o rio Beberibe. A iniciativa foi tema de um discurso do vereador Rodrigo Coutinho (SD), na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (11).

Rodrigo Coutinho repercute visita de vereadores à Capitania dos Portos

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta quarta-feira (13) para repercutir uma visita realizada durante a manhã pela Comissão Interpartidária de Defesa Civil da Câmara à Capitania dos Portos de Pernambuco. Na ocasião, os parlamentares trataram com a autoridade marítima sobre as manchas de óleo que afetam o litoral nordestino.